Página Inicial > Entretenimento > Jimi Hendrix, Mellhor Guitarrista da História

Jimi Hendrix, Mellhor Guitarrista da História

James Marshall Hendrix, batizado como Johnny Allen Hendrix e mais conhecido como Jimi Hendrix, nasceu em Seattle nos EUA, no dia 27 de novembro de 1942 e morreu em Londres, no dia 18 de setembro de 1970.

Hendrix foi guitarrista, cantor e compositor, e ficou conhecido por ser considerado o melhor guitarrista da história do rock no mundo. Depois de fazer sucesso na Europa, Jimi conquistou fama em seu país depois de uma performance no Festival Pop de Monterey em 1967, onde foi a principal atração. Depois disso, foi ao icônico Festival de Woodstock e ao Festival da Ilha de Wight, nos anos de 1970.

Influenciado por nomes do blues como Howlin’ Wolf, Albert King, Elmore James, T-Bone Walker, B.B. King e Muddy Waters, Hendrix criou seu próprio estilo. Em 1966, tocou com a banda de Little Richard.

Jimi conquistou inúmeros dos mais importantes prêmios dedicados a artistas de rock durante sua vida e depois dela também, como no Hall da Fama do Rock and Roll americano em 1992, e no do Reino Unido em 2005, estas duas referências são apenas pra ilustrar uma lista enorme de tantos outros prêmios.

Hendrix cresceu tímido e foi afetado por problemas de família, como o divórcio dos pais e depois a morte de sua mãe. Com tantos altos e baixos, ficou muito apegado à sua avó materna.

Certa vez, retirando sucata junto com seu pai, Jimi achou um ukelele (instrumento de 4 cordas) avariado com apenas uma corda, mas que ainda assim encantou o garoto. Algum tempo depois, ainda apaixonado por esse tipo de instrumento, com muita dificuldade comprou uma guitarra acústica. Anos depois, Hendrix estava na sua própria banda, o The Blue Flames, tocando no Cafe Wha, quando foi descoberto por Chas Chandler, baixista do The Animals. Chandler o levou para a Inglaterra e o ajudou a formar uma nova banda, a famosa The Jimi Hendrix Experience.

Durante as primeiras apresentações em Londres, seu nome se espalhou na indústria musical britânica. Rapidamente brotavam fãs, entre eles alguns famosos, como Eric Clapton, Jeff Beck, Beatles, The Who, e Freddie Mercury. Mais sucesso veio e “Hey Joe” chegou ao chamado “Top 10”. Estabelecido no Reino Unido como estrela do rock´n´roll, Hendrix e a namorada Kathy Etchingham mudaram-se para o centro de Londres e daí em diante ele ganhou o mundo.

Com uma carreira de sucesso que deixou marcas até os dias de hoje, Jimi Hendrix morreu em Londres no Hotel Samarkand em 18 de Setembro de 1970, aos 27 anos de idade, em circunstâncias que nunca foram explicadas. Segundo o médico que o atendeu, Hendrix parecia ter se asfixiado com seu próprio vômito, composto por vinho.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!