Página Inicial > Educação > Intercâmbio: Vale a Pena o Investimento?

Intercâmbio: Vale a Pena o Investimento?

O intercâmbio é um momento de crescimento pessoal e profissional. Muitos jovens brasileiros sentem-se atraídos a fazer um intercâmbio no exterior que pode ocorrer por um período de dois meses, durante as férias escolares, ou por mais tempo.

A Europa é um dos continentes mais visados. Entre os estudantes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) que se candidataram aos programas ofertados pela instituição em 2012, 31% escolheu ir pra França e, logo atrás, aparece Portugal, com 17%. Os EUA aparecem na terceira colocação, com 15%.

As motivações para o intercâmbio são diversas: completar uma pesquisa de mestrado, trabalho voluntário, aprender um novo idioma ou, simplesmente, conhecer outro país. Em qualquer um dos casos, é uma experiência válida para a vida toda, que acrescenta vivência e cultura ao indivíduo e pontos positivos no currículo profissional.

Alguns brasileiros preferem ir a países que também falam a língua portuguesa, como Portugal, Timor Leste, Angola e Moçambique. Este último, que teve sua independência declarada recentemente, em 1975, tem atraído diversos estudantes e pesquisadores. Universidades em Minas Gerais e em São Paulo dispõem de projetos de cooperação universitária entre Brasil e Moçambique que facilitam o processo de intercâmbio.

Outra opção são os intercâmbios de estágio e trainee oferecidos por certas instituições conceituadas, que contam com escolas, organizações internacionais e operadoras parceiras, voltadas para o turismo jovem e a educação internacional. Nesses programas o participante tem a oportunidade de trabalhar na área em que estuda ou possui experiência, em empresas de diversos setores, como administração, marketing, hotelaria, entre outros, recebendo ainda acompanhamento diferenciado durante todo o programa.

O Canadá (as cidades de Vancouver, Toronto e Montreal são as mais disputadas) é um dos países que aceita jovens em intercâmbio de estágio. É uma oportunidade ímpar para melhorar o inglês em um ambiente de trabalho e para adquirir uma importante experiência profissional internacional, que poderá ser decisiva na conquista de um emprego melhor na volta ao Brasil, abrindo as portas para uma carreira promissora.

Como o cenário profissional mostra-se cada vez mais competitivo, a experiência em empresas internacionais só tem a acrescentar. Todo o custo empregado valerá a pena.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!