Página Inicial > Mulher > Gestante e Bebê > Incompatibilidade de Fator RH na Gravidez, e Agora?

Incompatibilidade de Fator RH na Gravidez, e Agora?

Sempre que uma mãe RH negativa, está grávida de uma criança que tiver fator RH positivo poderá desenvolver eventualmente anticorpos contra o sangue do bebê. Saiba um pouco mais sobre o processo a seguir e veja que ele pode fazer toda a diferença.

 

Todo o processo acontece quando existe um contato entre o sangue da criança e o da mãe, e os sintomas mais comuns são hemorragias durante a gravidez, contrações prematuras, ou ainda durante o parto. O problema está nestes tipos de anticorpos acabarem se tornando perigosos para o bebê e principalmente se for uma segunda gestação com o bebê de rh positivo. Todos os anticorpos da mãe acabam se deslocando para a placenta e atingem a criança destruindo os seus glóbulos vermelho gerando uma icterícia grave na criança recém nascida o que pode gerar muitos problemas.

Como tratar este tipo de problema?

Todo o tratamento para evitar este tipo de enfermidade é algo relativamente simples e poderá se dar através da profilaxia durante a sua gestação. Levando isto em conta todas as mães que possuem fator RH negativo poderão receber injeções de globulina e anti D na semana de número 28 de sua gestação, e em muitas outras situações determinadas de risco, como por exemplo após o parto.

Esta é uma substância que está interceptando os glóbulos vermelhos da criança e que podem chegar até o sangue da mãe, e ainda antes que o sistema imunológico da mãe possa começar a produzir anticorpos próprios. Caso existir uma incompatibilidade Rhesus existente, o empobrecimento do sangue do bebê ou seja, a destruição de todos os glóbulos vermelhos começa a ocorrer durante toda a gestação. Tudo isto não é um motivo para pânico já que os monitoramentos podem ser feitos através de uma ultrassonografia, o que é possível identificar o problema e o tratar através de transfusões do sangue, bem como através do cordão umbilical. Depois do parto, a incompatibilidade do rh costuma sempre ser tratada submetendo o bebê através de terapias de luz durante alguns dias, e ainda durante o próprio período de paternidade também.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!