Página Inicial > Viagens > Brasil > Ilha Grande, Ótimo Destino Para Férias

Ilha Grande, Ótimo Destino Para Férias

Um dos destinos mais procurados por turistas do mundo inteiro está aqui, em terras brasileiras. Trata-se de Ilha Grande, localizada no litoral sudoeste do Rio de Janeiro, no município de Angra dos Reis, e que é considerada uma das preciosidades do país e do mundo. A Ilha Grande possui uma das naturezas que são preservadas de modo oficial – protegida por lei -, com um clima rústico, repleta de histórias e lendas locais, bem como paisagens fascinantes que combinam enseadas, rios, lagoas, cachoeiras, costeiras, planícies, ilhas, mata exuberante e montanhas. Tudo isto faz com que o turista entre na balsa com destino ao continente, com a vontade de ficar na ilha para sempre.  Todos que já estiveram lá retornam e não somente uma única vez. Prepare-se.

A Ilha Grande conta com uma extensão de 193 quilômetros quadrados, sendo que grande parte dela está coberta por densa mata Atlântica. Tem contorno acidentado com 34 pontas, sete enseadas e 106 praias. Mar e mata se combinaram durante os séculos para criar recantos paradisíacos, alguns inatingíveis, outros acessíveis somente por barco ou mesmo por trilhas. Ao seu redor, outras ilhas completam a beleza. Praticamente todas as praias no entorno são passíveis de serem visitadas.

Para ter acesso à ilha é preciso deixar o carro no continente. Até bem pouco tempo, não havia lá grandes estruturas, a ilha cotava apenas com camping e algumas pousadas. Acontece que o turismo se desenvolveu de tal forma, que hoje há pousada de luxo com ares de hotel cinco estrelas. Mas é importante que o turista fique atento, pois não há rede bancária na ilha. A grande parte dos estabelecimentos comerciais trabalha com cartão de crédito e débito, uma vez que dinheiro em nota é mais difícil de circular.

A chegada da ilha já pode ser identificada logo pela manhã. Chamada de vila Abraão, é o local de entrada para quem vai, e partida para quem se despede, é o pequeno porto, na vila.

Aliás, há diversos povoados e vilas que se espalham pela Ilha Grande.  São praias em todo o entorno, das quais se destacam as da vila do Abraão, de Provetá, da vila de Dois Rios, de Praia Grande de Araçatiba, de Aventureiro, Lopes Mendes, Saco do Céu, Bananal, da Praia da Longa, Ubatuba, Passa-Terra e Parnaioca.

A Ilha Grade durante muito tempo foi chamada de Alcatraz brasileira, uma vez que abrigava dois presídios para presos políticos e que cometiam crimes comuns. Ambos estão desativados.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!