Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Esquadrias > Ideias para Escolher Cores para Portas e Janelas

Ideias para Escolher Cores para Portas e Janelas

Na decoração de interiores, o uso de cores em portas e janelas é uma das partes mais difíceis de decidir. Não existem regras rígidas no que diz respeito às cores, o estilo pessoal poderá ajudar.

Antes de tudo é bom lembrar que pintar paredes, assim como portas e janelas é uma opção que não é definitiva. As cores podem ser trocadas, por isso não tenha tanto medo de ousar. Se você enjoar, é só pintar de novo.

Uma casa toda branca, com paredes, portas e janelas brancas, acaba ficando sem graça. O branco ajuda a dar luminosidade, mas nem por isso, a casa precisa ser toda branca. Até mesmo os ambientes pequenos podem ganhar cores, desde que aliado a uma boa iluminação natural e artificial.

Pintar paredes, portas e janelas de uma cor diferente é um velho truque de decoração e pode dar um charme especial a um ambiente apagado. Outra opção é usar um papel de parede em portas e paredes.

Agora se quiser pintar um cômodo inteiro (com direito a todas as paredes, portas, janelas e teto) de uma cor diferente, não tenha medo. Invista nessa novidade, e se depois enjoar, troque. Pintar o teto da mesma cor do resto pode ajudar na sensação de espaço quando o pé-direito é mais baixo. Se o pé-direito for alto, você pode até pintar de uma cor mais escura, deixando o espaço mais aconchegante.

Se a dúvida for quanto à textura da tinta: fosco, acetinado ou brilhante, pense assim: para as paredes brancas, use o fosco. Para as portas e as janelas brancas, prefira o acetinado. A opção brilhante pode funcionar em alguns casos, mas tente evita-la.

Os dormitório e salas de TV podem ter cores mais escuras: chumbo, azul-marinho, verde petróleo. Elas deixam o espaço muito mais gostoso e aconchegante. Os cinemas são todos mais escuros e proporcionam um espaço mais confortável. Mesmo que a cor escura diminua um pouco o espaço, você pode colocar um bom jogo de iluminação pra valorizar o ambiente.

Se ainda tem dúvidas, faça testes antes de escolher uma cor pra sua casa. É possível adquirir amostras e experimentar. Você mesmo pode fazer isso. Acertar a cor logo no início não é fácil, mesmo para os profissionais.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!