Página Inicial > Educação > Atividades Infantis > Ideia de Atividade Infantil: Fazendo um Supermercado

Ideia de Atividade Infantil: Fazendo um Supermercado

Atividades Pedagógicas – Montando Um Supermercado

Uma atividade pedagógica muito interessante e que pode ser realizada com crianças entre 4 a 6 anos de idade é a montagem de um pequeno supermercado na sala de aula. Por conta de vários fatores da modernidade, principalmente as crianças da nova geração têm pouco contato real com o dinheiro, para elas tudo é comprado com cartão de crédito ou de débito. É muito comum ouvi-las dizer “passa o cartão e compra isto pra mim”. São poucas as que associam o ato da compra com a necessidade de trabalhar e receber um valor em dinheiro, ou seja, a moeda, pelo trabalho realizado.  Sendo assim, montar um pequeno supermercado com elas é uma excelente atividade para que, de forma lúdica, eles tenham um contato inicial com os estudos de matemática financeira. E ainda aprendem a lidar com os números e com importantes operações matemáticas como a adição e a subtração.

Para esta atividade pedagógica o primeiro passo é abrir uma discussão com os alunos em sala, para saber como eles veem o universo das compras em um supermercado, saber qual a noção exata de cada um sobre o dinheiro.  Em seguida, deve – se iniciar as explicações a respeito da proposta de criar um supermercado na própria sala de aula para que eles, em determinado momento, “brinquem” de fazer compras.

É importante que o pequeno supermercado esteja montado num espaço fixo da sala de aula, de preferência onde haja prateleiras para que a montagem e organização dos “produtos” e que tudo fique bem visível e ao alcance dos pequenos para que a atividade corra sem problemas.

Depois de estabelecido o contrato da atividade pedagógica na classe, é necessário que eles comecem a participar  de modo bem efetivo dela. Avise, formalmente, aos pais sobre a atividade e peça que eles enviem para a escola latinhas, embalagens vazias. Organize – as e coloque os preços nos diversos produtos. O professor se encarregará de organizar uma caixa registradora.  Num dia combinado, as crianças farão suas listinhas e ganharão “dinheiro” para irem às compras.

Acompanhe-as na ida ao supermercado, vá orientando como elas devem lidar com o dinheiro: somar, subtrair, se é possível comprar todos os produtos da lista, se vai faltar dinheiro ou se haverá “troco” para levar de volta para casa. Depois, de terminada a atividade, converse novamente com eles para avaliar os resultados da atividade.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!