Página Inicial > Entretenimento > Revista > História da Revista Quatro Rodas

História da Revista Quatro Rodas

Fundada em 1960  pelo Grupo Editorial Abril, a Revista Quatro Rodas é uma publicação mensal, voltada para assuntos ligados aos automóveis e a indústria automotiva do Brasil e do mundo. Ela é uma revista pioneira, já que foi a primeira publicação do tipo no mercado editorial brasileiro. Em agosto de 2010 a revista completou 50 anos e está entre as mais antigas publicações do grupo e para comemorar a data teve uma edição especial com mais de 250 páginas. A revista também possui  uma das maiores tiragens do gênero.

A revista foi lançada cm um objetivo muito claro: levar aos leitores informações sobre a nascente indústria automobilística aqui no Brasil. A iniciativa na época partiu do próprio Victor Civita, que apontou o tema automóveis como sendo a principal pauta das reportagens. Inclusive, para a primeira edição, ele e Mino Marta foram os pilotos de testes de um veículo testado na Via Dutra. O carro com os dois “pilotos” percorreu mais de 407 km de estrada, para que todos os detalhes fossem observados e registrados para a reportagem. O carro testado foi um DKW-Vemag Belcar. Outros profissionais do ramo automobilístico foram chamados para acompanhar os testes e a Via Dutra foi fechada.

Pouco tempo depois, graças a receptividade da revista e a chegada ao Brasil de Matarazzo, homem que gostava muito de dirigir belos carros, grandes e inovadoras reportagens com informações não somente sobre os carros foram sendo incorporadas à Quatro Rodas. A revista então começou até mesmo participar das coberturas das competições automobilísticas, acompanhando todas as provas e dando todas as notícias e rankings e novidades que estivessem ligadas ao mundo do automóvel.

A partir de 1970, a revista deu início inclusive ao setor de seções comentadas, e passou também a receber as cartas dos leitores, que queriam compartilhar suas experiências e preferências por este ou aquele carro.

Juntamente com a  Quatro Rodas, a Editora resolveu também lançar um guia de viagens batizado de Guia Quatro Rodas, no qual relaciona não apenas os cuidados que devem ser tomados pelos motoristas em suas viagens de automóvel, como também dá dicas sobre hotéis, restaurantes e locais interessantes que possam ser explorados. Há ainda mapas, indicação de atrações turísticas, condições em que se encontram as estradas, infraestrutura, comércio e uma relação de serviços que podem ser essenciais durante uma viagem. Embora o Guia Quatro Rodas dê todas as informações essenciais, não é reconhecido como um guia de viagem oficial, por estar vinculado a uma revista automobilística.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!