Página Inicial > Entretenimento > A História da Portuguesa de Desportos (Lusa)

A História da Portuguesa de Desportos (Lusa)

Desde o começo da história do esporte do futebol no Brasil, que aconteceu a partir do século 19 e principalmente depois do início do Campeonato Paulista no ano de 1902 que a comunidade portuguesa em São Paulo tinha interesse de clubes que representava todo o processo a sua altura como acontecia com uma série de estrangeiros da cidade de São Paulo como por exemplo os italianos que tinham ainda o Palestra Itália e ainda os alemães que foram fundadores do Germânia bem como os árabes com o time do Sírio.

É interessante citar que até a fundação do time da Portuguesa, foi que no ano de 1920 que o único time de origem lusitana teria participado do que seria a primeira divisão e com uma série de dificuldades financeiras e de toda a falta de apoio. Com isto a forte comunidade lusitana teria resolvido naquele ano apoiar apenas um clube e ainda o transformar em um grande representante do futebol.

O nascimento do time

Eis que assim nascia no dia 14 de agosto o aniversário da histórica batalha de Aljubarrota que no ano de 1385 teria libertado Portugal de castela, eis que então a Associação Portuguesa de Desportos, acabou utilizando todo o brasão da terra mãe e as cores do país na camisa do time. O time então acabou se originando da fusão de uma série de outros cinco clubes considerados luso brasileiros da capital, os times chamados Lusíadas, Portugal Marinhense, Cinco de Outubro, Marquês de Pombal e Lusitano.

Foi durante o mesmo ano de sua fundação que a Lusa teria tentado uma vaga através da APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) e então teria sido também a principal liga de futebol paulista. Mas apesar disto o time acabou ficando na primeira divisão da época. E com isto para que se pudesse transpor um obstáculo a Portuguesa acabou disputando seus primeiros três campeonatos aliados diretamente ao time do Mackenzie, o que era outro time da época.

Pouco a pouco o time começou a se consolidar no mercado sendo assim um dos maiores times existentes de todo o Brasil.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!