Página Inicial > Saúde > Doenças > Hepatites Virais, Contágio e Sintomas da Doença

Hepatites Virais, Contágio e Sintomas da Doença

Todas as Hepatites A, B e C são consideradas como inflamações de fígado causadas por vários tipos de vírus, constituindo um grande problema de saúde pública no mundo inteiro. Além disto milhões de pessoas em todo o Brasil podem ser portadoras da doença que é um vírus e nem mesmo saber.

As hepatites de tipo B e C poderão gerar doenças graves como a cirrose e câncer, e todos os tipos de hepatites poderão levar o paciente doente á morte. Todo o diagnóstico das pessoas que tem hepatite poderão ser feitos no sistema de Atenção Básica e complementado na Atenção Secundária (Serviços de Atendimentos Especializados às Hepatites Virais).

Sobre as vias de contágio e os sintomas da doença.

Como principal via de contágio do vírus da Hepatite A temos a via fecal oral através de contato inter humano ou mesmo através da água e alimentos que estiverem contaminados.

Toda a transmissão de vírus da Hepatite B poderá acontecer através de vias parentais ou por via sexuais, por isso a Hepatite B é considerada como um tipo de doença sexualmente transmissível. A transmissão vertical considerada de forma materno infantil também é uma causa frequente de disseminar este tipo de vírus.

A transmissão por hepatite C por sua vez acontece sempre por via parental. Com isto todos os indivíduos que receberem uma transfusão de sangue ou ainda hemoderivados antes de 1993 devem ser testados pois são considerados como pacientes de risco para este tipo de infecção.

Como sintomas principais da doença podemos citar que as pessoas portadoras de hepatites não apresentam nenhum tipo de sintoma, como cansaço, dores abdominais, enjoo, tontura, febre, entre vários outros problemas, por isso existe uma necessidade de realizar muitos exames para evitar possíveis complicações de saúde.

Existem vários tipos de testes rápidos de triagem para a doença e os municípios tem uma capacitação para realizar estes testes. Um grande diferencial está que é possível realizar testes de forma gratuita através da rede pública de saúde. E tudo isto pode fazer muita diferença tanto para a saúde pública como para vários outros tipos de situações determinadas e problemas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!