Página Inicial > Plantas > Hamamelis ou Loropetalum Chinensis

Hamamelis ou Loropetalum Chinensis

A Hamamelis  ou de nome científico  Loropetalum chinensis, é um arbusto de folhagem perene, forma irregular, altura em torno de 4 .0 metros no local de origem. Possui uma variação var.rubrum Oliv., conhecida popularmente como Hamamélis, pertence à família das Angiospermae – Hamamelidaceaes. Originária da China, é uma planta muito ramificada, com folhas ovais levemente acuminadas na cor verde, quando novas, tornando-se verde escuras (Loropetalum chinensis) ou cor de vinho, no caso da variedade Loropetalum chinensis var.rubrum.

Suas flores, apresentam-se vistosas, na cor magenta (var.rubrum) ou branca de tamanho em torno de 4 cm, com as pétalas finas parecendo franjas. Vale aqui comentar que o nome hamamelis tem origem no grego Loropetalum, que quer dizer “pétalas de franjas”.

Sua florescência acontece de maneira abundante sempre na primavera em curto período e esporadicamente até o final do verão. Não é uma planta que possa ser cultivada em todo o país, visto que aprecia regiões de clima mais ameno. Uma boa opção para região sul e sudeste, já que tolera frio e aguenta geadas.

É uma planta que precisa ser cultivada ao sol pleno para que as folhas assumam a cor vinho intensa. A espécie que possui coloração verde, também fica com o tom mais acentuado quando cultivada em local ensolarado. Também é importante para quer for cuidar da hamamélis que fique atento ao solo, este deve ser adubado periodicamente.

Para fazer o plantio da hamamélis é importante seguir algumas etapas. Deve-se abrir um buraco maior que o torrão. Colocar mistura de adubo animal de gado bem curtido, cerca de 1 kg/muda, misturado com turfa ou composto orgânico. Acrescente também 100 gramas de farinha de ossos. Assim como as azaleias, as hamamélis também apreciam solo bem ácido.

Para quem for colocar adubo de aves, a recomendação é usar apenas ametade da quantidade indicada no pacote. Coloque parte da mistura no fundo do buraco. Retire a muda do pote de cultivo, cortando com podão, evitando machucar as raízes da planta. Coloque no buraco e preencha as laterais com a mesma mistura. A planta deverá ficar no nível do solo. Regue após o plantio.

É importante ainda que em todos os inícios de inverno, a planta hamamélis seja novamente adubada. Coloca-se o composto orgânico com adubo animal na base da planta, mas afastado do tronco. Caso não disponha do adubo animal poderá colocar apenas composto orgânico com adubo NPK formulação 4-14-8, cerca de 200 gramas por muda de tamanho já desenvolvido.

Multiplica-se por estaquias.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!