Página Inicial > Natal > Haddon Sundblom, Conheça um Pouco mais Sobre o Criador do Papai Noel

Haddon Sundblom, Conheça um Pouco mais Sobre o Criador do Papai Noel

Toda a figura do velho gordinho São Nicolau, bispo da Rússia acabou se convertendo pouco a pouco na famosa e precisa figura do papai noel. E mesmo que todos os elementos desta criação estivesse por lá bastante definidos, como a barba, as roupas, entre outros, apenas uma campanha de publicidade da coca cola que pode transformar a imagem em algo fixado que conhecemos atualmente. Seu autor se chama Haddon Sunblom.

Como foi criada a ilustração

Foi durante o ano de 1931 onde o ilustrador americano acabou sendo convidado pela Coca Cola para que pudesse desenhar uma imagem para a sua campanha de Natal deste ano. É interessante citar que desde o ano de 1920 era um grande hábito da empresa utilizar uma imagem de Santa Claus para que pudesse promover a sua bebida. Com tudo isto um dos ilustradores porém não conseguiu um bom sucesso publicitário.

Foi então que Sundblom acabou criando a figura do Papai Noel se recusando totalmente a semelhança com um elfo que era utilizado nas versões anteriores, pois ele era cético, acabou então lhe dando um aspecto de forma precisa humana e com uma fisionomia mais feliz e rechonchuda, principalmente nos traços de seu rosto.

Muitos dizem que ele teria recorrido a um modelo humano, que seria um amigo seu Lou Prentice, e depois ele mesmo acabou servindo de modelo. Além de tudo isto houve toda a teimosia ou ainda o tipo de intuição de acabar se desenhando sempre a mesma figura nas campanhas de publicidade até o ano de 1964 onde houve uma breve interrupção da campanha.

Como um grande resultado disto temos toda a consolidação da figura que conhecemos home como o velho barrigudo, este que tem a longa barba branca, um rosto corado e ainda um sorriso jovial.

Com isto na época muitas crianças queriam inclusive bonecos do papai noel, e surgiu um grande mercado, automaticamente foi esta a imagem que se estabeleceu no mundo inteiro como a do bom velhinho que ia ajudas as pessoas e acabava levando presentes para as crianças.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!