Página Inicial > Mulher > Gestante e Bebê > Gravidez Semana-a-Semana | Calendário da Gestação com Cada Etapa

Gravidez Semana-a-Semana | Calendário da Gestação com Cada Etapa

Gravidez, Como Contar sua Gestação ou Calendário Gestacional?

Certamente todas as pessoas sabem que um bebê acaba ficando pelo menos nove meses na barriga, com isto fazemos isso porque é assim que o médico irá contar com a sua gravidez determinada.

Para os médicos a gravidez poderia durar em torno de 40 semanas. Mas saber contar quarenta semanas a partir de quando?

Na maioria das vezes não é possível se saber exatamente o dia que aconteceu a fecundação, e o encontro do óvulo e o espermatozoide, os médicos ainda resolveram começar toda a contagem a partir do seu primeiro dia da última menstruação.

Mas porque este tipo de contagem na Gravidez?

Você certamente não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas vale a pena citar que é a partir deste dia que deverá começar a sua contagem de 40 semanas.

Como a ovulação acaba acontecendo pelo menos em torno de duas semanas depois do começo da menstruação, na prática a gravidez acaba durando em torno de 38 semanas a partir do dia que o bebê acabou sendo gerado.

Você não engravidou obviamente no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começamos as contagens de 40 semanas. E como a ovulação acaba acontecendo mais ou menos duas semanas depois do começo de sua menstruação.

Na prática a sua gestação deverá durar em torno de 38 semanas, isto a partir do dia que o bebê acabou sendo gerado.

Gravidez-13-Semanas

A contagem oficial da Gravidez dos médicos começa antes de você engravidar, por isso se você souber exatamente o dia do começo de sua última menstruação, na internet é possível utilizar a calculadora de gravidez para descobrir o dia que as 40 semanas acabam finalizando ou seja, para quando é o seu bebê.

Além disto, se você por acaso não lembrar o dia do começo de sua última menstruação, mas acabar achando que sabe o dia que seu bebê foi gerado, é possível utilizar calendários de gravidez existentes na internet, tudo isto poderá lhe dar a resposta, assim a partir disto você conseguirá atravessar os próximos nove meses seguintes sem problema algum.Gravidez-Semana-a-Semana contar-gravidez-semana

 

Seu Corpo na Semana 1 e 2 de Gravidez.

Acredite ou não, a contagem regressiva para o dia de ganhar seu bebê começa em uma semana – mesmo que ainda seu óvulo e o espermatozoide não não estarem juntos no ventre.

Então, como você pode chamar esta sua primeira semana de gravidez, se você não está mesmo grávida?

Se você acha que realmente pode estar engravidando, pegue seu calendário e tome nota. Porque é extremamente difícil identificar o momento preciso que a gravidez começa (ou seja, quando o espermatozoide encontra o óvulo).

primeira semana de gestacao

A maioria das grávidas usam o primeiro dia do seu último período menstrual (que você está tendo agora) como ponto de partida de sua gravidez de 40 semanas. Confuso? Considere isso uma vantagem – você está monitorando de forma precisa cerca de duas semanas da gravidez antes mesmo de engravidar!

1ª, 2ª e 3ª Semanas de Gestação: os sintomas da gravidez

Semana 1 – Sangramento com duração de cinco a sete dias: Este é o último período de menstruação que você vai ter por um bom tempo. Não só você vai deixar de ter corrimento enquanto estiver grávida, mas se você amamentar seu bebê, vai adiar o seu período por mais alguns meses.

Se você usar O.B., não jogue-os fora – você vai precisar deles depois de dar à luz a absorver o corrimento vaginal e sangramento (que para a primeira semana ou logo após o parto será semelhante a um período menstrual pesado).

Semana 2 – Aumento da quantidade de muco cervical e da mudança em sua consistência: Se você estiver monitorando seu muco durante estes meses, você já sabe que ele muda a consistência de semana para semana.

Agora o muco é, provavelmente, espessa e pegajosa, e cremoso, mas como você está encaminhando para a gravidez, o volume vai aumentar e ele vai começar a parecer turvo.

primeira semana 320x320

4ª Semana de Gestação: O que acontece agora?

O primeiro mês de gestação é muito importante. Aprenda tudo sobre a quarta semana da gestação:

Como seu bebê está crescendo na quarta semana de gravidez:

Esta semana marca o início do período embrionário. A partir de agora até 10 semanas, todos os órgãos do bebê começam a se desenvolver e alguns vão mesmo começar a funcionar. Como resultado, este é o momento em que ele vai ser mais vulnerável ​​a qualquer coisa que possa interferir em seu desenvolvimento.

4 semana de gravidez

Neste momento, o bebê é um embrião do tamanho de uma semente de papoula, que consiste em duas camadas: o epiblasto e o hipoblasto, a partir do qual todos os seus órgãos e partes do corpo irão desenvolver-se.

A placenta primitiva é também composta por duas camadas, neste ponto. Suas células são túneis para o revestimento interno do útero, criando espaços para que o sangue flua de modo que a placenta desenvolvida seja capaz de fornecer nutrientes e oxigênio para o bebê crescer quando ela começar a funcionar no final desta semana.

Também estão presentes agora o saco amniótico, que abrigará o bebê, o líquido amniótico, que irá amortecê-lo enquanto ele cresce, e do saco vitelino, que produz as células do seu bebê vermelhas do sangue e ajuda a fornecer nutrientes para ele até que a placenta tenha desenvolvido e esteja pronta para assumir essa tarefa.

Como fica a sua vida depois que está grávida?

Durante essa semana, você pode ser capaz de descobrir se está grávida. Para obter resultados mais precisos, o ideal é esperar até o fim da semana para fazer um teste de gravidez em casa (você pode tentar um agora se você quiser, mas é mais provável obter um resultado correto uma semana após seu período de espera).

Se o teste for positivo, ligue para seu médico e agende sua primeira consulta pré-natal. A maioria dos profissionais não vai vê-la até que você esteja com cerca de oito semanas de gravidez, ao longo, a menos que você tenha uma condição médica com problemas, ou se já teve problemas com uma gravidez anterior, ou está tendo sintomas que precisam ser verificados.

5ª Semana de Gestação: O início das cólicas

Parabéns mamãe, você já está na quinta semana de gravidez. Vamos conhecer os cuidados e deveres que você deve ter para que seu lindo bebê tenha tudo de melhor.

Bem-vinda à quinta semana de sua gravidez. É ainda início de sua gravidez e você pode ter apenas recentemente testado positivo e descoberto que está grávida. Se você ainda não começou a ter os sintomas da gravidez, você pode estar ficando um pouco preocupada.

5 semana de gravidez

Cólicas – Você pode notar cólicas leves enquanto seu útero se estende e cresce. Se você tem dores severas ou está sangrando, você deve ligar para o seu médico.

Manchas ou sangramento – 20-25% das mulheres têm manchas durante a gravidez. Manchas após o sexo ou ao redor do tempo de sua menstruação não é incomum.

Se você tiver manchas durante a gravidez, o seu médico pode dar uma olhada. Mais do que provável que um telefonema para o seu médico irá facilitar seus pensamentos.

Ter relações sexuais – Muitas mães (e pais) se preocupam com o sexo durante a gravidez precoce. Seu bebê está rodeado por um saco de líquido amniótico que protege e mantém a salvo. Sexo não é uma causa de aborto. A menos que você tenha sangramento ou o seu médico aconselha-a a não ter sexo, você pode continuar a ter sexo tanto quanto você quer.

6ª e 7ª Semanas de Gestação: O Crescimento do Embrião

Na sexta semana de gestação o embrião cresce de forma acelerada e mede aproximadamente 6 mm de comprimento. É nesta fase que o nariz, a boca e as orelhas começam a ganhar forma, já às pernas e os braços que também estão em desenvolvimento parecem com minúsculos brotinhos.

Apesar de ser nesta fase que o embrião começa a se movimentar, a futura mamãe ainda não pode senti-lo, pois os movimentos são fracos e lentos.

6 semanas de gravidez

Mesmo sem senti-lo, o corpo da futura mamãe começa a apresentar sintomas como náusea, pressão baixa, seios doloridos, cansaço e sensibilidade. É por isso, que nesta fase é de suma importância aumentar o consumo de vitaminas através de uma alimentação saudável, consumindo produtos lácteos, verduras, carne e suplemento de ácido fólico.

A mamãe precisa aprender a ouvir as necessidades do corpo e atendê-las, pois neste momento todo o seu organismo está trabalhando na formação do feto, por isso, o corpo pode ficar fraco e necessitar de descanso constante.

Nesta fase algumas mulheres costumam ter ânsia ao chegar próximo do marido, para evitar abalos emocionais e brigas que possam prejudicar o casamento e até afetar a gestação o ideal é que o casal converse entre si e se for necessário sejam orientados por um profissional.

A mulher fica mais sensível quando grávida podendo chorar constantemente sem motivo, por isso, o apoio da família é fundamental para uma gestação saudável.

desenvolvimento fetal

Mais uma semana se passou agora o feto já esta com 13 mm de comprimento e na sétima semana. Suas mãos e pés começam a aparecer e a ponta do nariz já é visível, é neste momento que o cérebro começa a ganhar forma.

A mamãe ainda não consegue sentir o embrião, mas os sintomas continuam. Seu quadril começa a ficar mais largo e o abdômen mais inchado, por isso, é recomendado começar a passar cremes hidratantes por todo o corpo, menos bicos do seio, comece a usar roupas confortáveis como calças de lycra e vestidos.

A hidratação é fundamental, por isso, a futura mamãe deve abusar de líquidos como água, água de coco, sucos naturais e evitar refrigerantes. Mantendo sempre uma dieta equilibrada, saudável e ingerir alimentos em intervalos curtos.

A atividade física é importante, mas não deve ser exagerada e nem ser ginástica com impacto, uma caminhada diariamente de 15 minutos é o suficiente.

8ª e 9ª Semanas de Gestação: O aumento dos seios

Na oitava semana de gestação o feto está medindo 1,6 centímetros e se parece mais com um bebê, seus braços e pernas já conseguem ser reconhecidos através do exame de ultrassonografia que deve ser feito periodicamente durante o pré-natal para garantir uma gestação saudável e que o bebê nasça com saúde.

8 semanas de gravidez

As estatísticas mostram que o risco de perder o feto ou de um bebê nascer com algum problema diminui com o acompanhamento médico, por isso, é fundamental que o pré-natal seja iniciado desde o momento do descobrimento da gestação.

Nesta fase a futura mamãe começa a sentir um desconforto no útero e muitas mulheres acreditam que é o embrião se mexendo, mas ainda não é possível senti-lo.

Os seios começam a ficar maiores e bem doloridos, por isso, o uso de um sutiã reforçado é recomendado, pois ajuda a diminuir o desconforto. Outra mudança no corpo da mulher é o aumento da necessidade de urinar. Podendo ocorrer durante o dia ou à noite e a frequência de idas ao banheiro tende a aumentar com a evolução da gestação.

Na nona semana de gestação é natural que a futura mamãe esteja ansiosa para saber o sexo do bebê, apesar de ser nesta fase que os órgãos reprodutivos começam a ganhar forma ainda não é possível visualizar.

O feto tem uma medida aproximada de 2,3 centímetros de comprimento e está cada vez mais parecido com um ser humano.

semana 8 de gravidez

Já a futura mamãe começa a ter um aumento de peso significativo que pode ser por causa da retenção de líquidos, mas todo o cuidado é pouco e o peso deve ser controlado, por isso, se estiver abusando de guloseimas é hora de parar.

Um sintoma comum durante a gravidez é o da congestão nasal com sangramentos, para aliviar abuse de vaporizador ou umidificador.

Neste momento é comum que surja sintomas como azia, dores de cabeça e tonturas, nesta fase é comum que algumas mulheres deixem de sentir enjoo. É importante a futura mamãe evitar sair de casa no período da tarde, quando o sol está mais forte e as tonturas aumentam.

10ª e 11ª Semanas de Gestação: Cuidado com as Atividades Físicas

Durante a décima semana de gestação os sintomas de náusea tendem a desaparecer por completo e os sintomas emocionais ficarem mais desequilibrados, onde em alguns momentos a futura mamãe pode estar chorando e logo em seguida rindo.

É nesta fase que o corpo começa a ficar cada vez mais pesado e a gestante começar a sentir leves dores nas pernas e costas, sendo fundamental a atividade física para controlar os sintomas, que devem ser caminhada, hidroginástica, pilates, alongamento, yoga e até mesmo danças calmas.

Todas as atividades físicas devem ser feitas moderadamente, principalmente se a futura mamãe não praticava atividades antes de engravidar. É de extrema importância que o professor seja comunicado sobre a gestação e que qualquer atividade física escolhida seja acompanhada pela obstetra.

11 semanas

Neste momento o bebê já está medindo aproximadamente 3,10 centímetros e estará mais ativo, mas seus movimentos ainda são leves, o que dificulta senti-lo. Portanto quando a futura mamãe estiver pensando ou fazendo outra coisa, provavelmente não sentirá os movimentos, mas quando relaxar e colocar a mão sobre o abdômen poderá sentir pequenas pulsações.

Na décima primeira semana de gestação o bebê já cresceu um centímetro e está medindo 4,10 centímetros. Ele começa a ter sensibilidade nas palmas da mão, fazendo com que sinta tudo em que encosta, seu olfato assim como os outros sentidos começaram a desenvolver rapidamente.

Por isso, é comum que ele comece a descobrir o próprio corpo, tentando pegar o nariz, cordão umbilical, boca e outros.

Durante o exame de ultrassonografia é possível flagrar cenas como a do bebê estar chupando o dedo e é neste momento que a mamãe começa a se sentir mais próxima de seu bebê e querer proteger o próprio ventre. Provavelmente os sintomas como ânsia já desapareceram, mas os de azia e dores de cabeça tendem a piorar.

11 semanas gravidez e1454295515167

Algumas gestantes podem desenvolver anemia, por isso, o aumento do consumo de ferro é fundamental, podendo ser ingerido através de alimentos ou de medicações.

Todos os sintomas comuns variam de mulher para mulher e de gestação para gestação, não sendo regra. Por isso, a futura mamãe deve sempre comunicar o médico quando sentir algo novo, mesmo que pareça insignificante.

12ª, 13ª e 14ª Semanas de Gestação: Primeiro Ultrassom

Na 12ª semana de gestação, o primeiro ultrassom deve ser programado, idealmente, embora um exame anterior possa ter sido feito para confirmar a gravidez.

Nosso bebê, na semana 12 da gravidez, já tem o tamanho de um kiwi. Vai medir 6 centímetros e pesar cerca de 14 gramas, poderíamos fazer um berço na palma da sua mão.

Ele não pára de se mover, chutando e sacudindo os braços e a cabeça, já perfeitamente formado, parece até mesmo que ele estava se empurrando quando toca as paredes do útero com os pés.

Na 13ª semana de gravidez, sua cabeça ainda é desproporcional, mas a cada vez veremos como o tamanho relativo é mais equilibrado em relação ao resto do corpo.

Os dedos do bebê já estão perfeitamente separados, ele tem flexibilidade nos joelhos e cotovelos e até consegue chupar o dedinho perfeitamente.

Os intestinos já estão na parte interna do corpo, dentro do abdome do feto e não dentro do cordão umbilical.

Com 14 semanas de gravidez, pesar cerca de 30 gramas e medir cerca de 10 centímetros. Parece um bebê em miniatura.

Suas características faciais estão se tornando cada vez mais evidentes e poderíamos até ver como ele faz gestos com os músculos do rosto, ele chupa o dedo e a mãozinha.

Ele bebe líquido amniótico e faz xixi dentro de sua barriga, agita os braços e as pernas e parece se sentir feliz em sua vida intra-uterina.

15ª, 16ª e 17ª Semanas de Gestação: Lanugo

A partir desta semana, a pele, que é praticamente transparente, começa a cobrir o lanugo, uma camada de cabelos muito finos que podemos ver no nascimento e que, como você ouviu ou comentará, é normal e depois cai sozinho.

Os olhos estão se aproximando da posição que finalmente terão e, embora ainda estejam fechados, começam a ficar sensíveis às mudanças de luz que passam pela barriga. As orelhas começam a ter algumas de suas dobras características.

Na 16ª semana, já mede entre 10 e 11cm. As pernas são mais longas que os braços e algumas articulações começam a se diferenciar, como joelhos, tornozelos, cotovelos e punhos.

semana 16 gravidez

Ele começa a abrir os dedos das mãos e também começa a fechá-las no que parece ser o começo do reflexo de pegada. Graças a ele, ele começa a levantar os pés, o cordão umbilical ou as mãos, um com o outro. As unhas também aparecem nas mãos e nos pés.

Na 17ª semana de gestação, quando o bebê se forma há 15 semanas, mede 11-13 cm e pesa cerca de 100 gramas.

Continua a crescer e acima de todas as suas pernas, já que a cabeça agora cresce menos. Sob sua pele começa a formar a camada de tecido adiposo que servirá para proteger do frio. Sua audição é mais desenvolvida e pode se mover abruptamente se houver sons altos do lado de fora.

 

18ª, 19ª e 20ª Semanas de Gestação: O Coração

Na semana 18 da gravidez, mede cerca de 13-15 cm e pesa cerca de 150 gramas. Seu fêmur tem cerca de 2,7 cm e a circunferência de sua cabeça é de cerca de 15,4 cm.

O coração amadurece, sendo dividido pelos dois átrios e pelos dois ventrículos. Os átrios ainda se comunicam entre si, passando o sangue da direita para a esquerda através do chamado forame oval, como medida para impedir a passagem do sangue para os pulmões.

No momento em que o bebê nasce, quando ele precisa começar a usá-lo e começa a respirar, esse buraco se fecha.

Sua cabeça, braços e pernas já estão proporcionados com o resto do corpo e o cabelo começou a crescer em sua cabeça. As orelhas e os olhos estão quase na sua posição final.

É incrível, mas se você está esperando uma menina, seus pequenos ovários que não serão maiores que um botão já contêm ovos primitivos que darão à luz os ovos.

gravidez 20 semana

Na semana 20 da gravidez, o bebê mede 16 centímetros e cerca de 350 gramas.

Seus pulmões começam a praticar o exercício da respiração e seu sistema digestivo faz o mesmo engolindo o líquido amniótico. Seu cérebro rapidamente desenvolve áreas destinadas aos sentidos e já tem 30 bilhões de neurônios.

Por volta da 20ª semana de gestação, é realizado um ultrassom de alta resolução chamado ultrassonografia morfológica, de grande importância no controle pré-natal.

O médico especialista realiza uma análise minuciosa dos órgãos do bebê para detectar possíveis malformações, embora não com 100% de confiabilidade.

21ª, 22ª e 23ª Semanas de Gestação: Primeiros Movimentos

Já se move com vigor dentro do seu intestino fazendo-o notar com chutes, alongamentos e giros que fazem dentro do útero, onde você ainda tem espaço para se movimentar confortavelmente.

Ele se move cerca de 50 vezes por hora, mas no momento em que você mais percebe seus movimentos é quando você se deita para descansar, especialmente se você já comeu antes, o bebê é ativado. Durante o dia, quando você também está se movendo, não consegue sentir muito.

Na semana 22 da gravidez (20 semanas desde a concepção), o seu bebé mede 27 centímetros e pesa quase 500 gramas.

Você pode ver suas pálpebras, unhas e sobrancelhas, embora os últimos ainda não tenham cor, são fluffs brancos que são vistos acima dos olhos.

Olhando para isso, parece quase como um bebê a termo, mas ainda precisa ganhar peso. Sua gordura corporal representa 1% do seu corpo, mas a partir de agora você estará ganhando camadas de gordura, o que irá ajudá-lo a regular a temperatura do seu corpo.

Você pode notar que sua pele é uma camada fina que cobre seu corpo, mas não é mais translúcida, mas começa a parecer vermelha e enrugada. As camadas de gordura serão depositadas sob a pele.

Seus olhos estão completando seu desenvolvimento, embora sua cor ainda não seja a cor que nascerá, porque sua íris não é pigmentada. Não será nem mesmo a cor definitiva, pois até aproximadamente seis meses e até o primeiro ano de vida não pode ser definida.

24ª, 25ª e 26ª Semanas de Gestação: Mais Movimentos

Seu bebê tem agora cerca de 30 cm no total (cerca de 21-21 cm da cabeça até o peito) e pesa cerca de 600-700 gramas aproximadamente.

É cada vez mais provável que sobreviva no caso de parto prematuro, à medida que os pulmões começam a produzir o surfactante pulmonar que permitiria que ele respirasse fora do útero.

Seu bebê ainda tem muito espaço no útero e pode se mover livremente e mudar de posição com frequência. Embora ele ainda durma cerca de vinte horas por dia, ele tem freqüentes breves períodos de atividade em que ele fará mais e mais flips articulados.

gemeos 25 semanas

Esta semana o bebê já tem cerca de 34cm no total, cerca de 22cm da cabeça até a base, e pesa entre 700 e 800 gramas. Seu cabelo começa a ser definido e tem uma certa cor e textura, embora estas ainda possam mudar quando ele nasce.

Embora a cor dos olhos não esteja completamente definida, uma vez que você precisa de luz para que os pigmentos acabem se formando, seu bebê já tem cílios e pode abrir e fechar os olhos.

Sua audição continua a se desenvolver rapidamente e você pode perceber sons tanto do lado de fora quanto daqueles que ele produz quando se move em seu útero.

Como ela continua a ter espaço no útero para flutuar e se mover, ela é bastante ativa e coordena seus movimentos melhor e melhor. Em ultra-sons, você pode vê-lo “pedalar” com as pernas e pressionar a parede uterina com os pés. Os punhos também têm mais força e podem pegar o cordão.

Embora não seja muito comum, talvez os chutes cheguem a doer nas costelas, nesse caso é melhor mudar de posição, deitado de lado.

27ª, 28ª e 29ª Semanas de Gestação: Formação do Cérebro

O bebê ainda é muito magro, embora a partir de agora ele acumule mais gordura e ganhe peso considerável. O comprimento da coroa até as nádegas seria de cerca de 24 centímetros (cerca de 36 centímetros no total), e o peso está próximo de atingir um quilo.

A partir desta semana, há mais chances de o bebê sobreviver se ele nascer prematuro. Mas faltam 13 semanas para o final da gravidez, por isso continua a se desenvolver.

O feto já mede cerca de 26 centímetros da coroa até as nádegas (cerca de 36 centímetros no total) e pesa cerca de 1100 gramas. Ele já teria uma chance de sobreviver em caso de parto prematuro, embora seus pulmões que começam a funcionar ainda não estejam prontos para respirar ar e a regulação de sua temperatura corporal seja deficiente.

O crescimento do cérebro durante este mês é espetacular, o feto sente cada vez mais estímulos do interior e aqueles que vêm atenuados do exterior.

O acúmulo de gorduras continua e o bebê é grande o suficiente para determinar sua apresentação, isto é, sua orientação no útero (culatra ou cefálica). No entanto, você ainda terá tempo para mudar essa posição durante o próximo mês.

As glândulas supra-renais do feto produzir substâncias sangue circulante androgénica e atingir a placenta se tornar estrogénio (estriol), para estimular a produção de prolactina no corpo da mãe (e os seios estão preparados para dar mama para o bebê).

30ª Semana de Gestação: Sistema Nervoso Maduro

Os ossos já estão desenvolvidos, mas ainda são macios e flexíveis. Para dotá-los com firmeza, o bebê começa a armazenar ferro, cálcio e fósforo.

Você já pode diferenciar entre sabores doces e salgados. Seu sistema respiratório continua amadurecendo e, de fato, seu bebê tenta movimentos respiratórios e tem soluços todos os dias. Mas acima de tudo, a maior mudança que encontraremos na maturação do sistema nervoso do bebê.

30 semana gravidez

 

31ª, 32ª e 33ª Semanas de Gestação: Cérebro já formado

Os pulmões estão praticamente formados, embora não possam sequer respirar fora da mãe. Seu esqueleto está em pleno crescimento e seus ossos continuam armazenando cálcio, fósforo e ferro.

Você pode virar a cabeça e “ver”, não só distinguir a luz da escuridão e seus rins são totalmente funcionais e já eliminam mais de meio litro de urina por dia.

O cérebro de seu bebê está praticamente formado, tanto que muitos médicos não veem diferença entre o cérebro de um recém-nascido e o de uma criança de 32 semanas.

Seu peso é de cerca de 1.900 gramas e sua altura é de cerca de 42 centímetros e, se nascida neste momento, teria 85% de chance de sobrevivência, mas seus pulmões ainda não estão maduros.

32 semana gestacao

Nesta semana é possível que, se você ainda não se virou para se colocar em posição cefálica, faça isso ou comece a “pensar” em fazê-lo. Agora ele ainda pode, mas em algumas semanas seu tamanho tornará a curva mais difícil.

Foi visto que fetos dessa idade fazem movimentos rápidos dos olhos que são como aqueles que fazemos quando sonhamos. Por esta razão, acredita-se que os fetos de 33 semanas já sonham quando dormem.

A questão que temos certeza que todos nós perguntamos é: o que eles sonham? Ele pede que não haja resposta, obviamente, porque é impossível saber.

34ª Semana de Gestação: Formação Completa dos Pulmões

O bebê mede aproximadamente 46 centímetros e pesa cerca de 2.200 gramas. Seus pulmões estão quase completamente formados e seus ossos se endureceram, mas ainda são muito flexíveis, incluindo os da cabeça.

Seu crânio ainda não está completamente fechado, o que permite que ele se adapte mais facilmente ao canal do parto no momento do nascimento.

Portanto, alguns bebês nascem com uma cabeça em forma de cone ou esmagada, mas isso é revertido em poucos dias após o nascimento.

35ª Semana de Gravidez: Desenvolvimento quase completo

Já mede cerca de 46 cm da cabeça aos pés e o peso é de cerca de 2.500 gramas. A pele começa a alisar, começa a depositar gordura e o lanugo começa a desaparecer.

Seus rins estão agora totalmente desenvolvidos e o fígado também está começando a funcionar. A maior parte de seu desenvolvimento físico básico já está completo. Nas próximas semanas será dedicado a ganhar peso.

36ª Semana de Gravidez: Formação da Pele

A pele do seu bebê está ficando mais rosada devido ao acúmulo de gordura e na maioria dos casos já estará de cabeça para baixo e embutida.

Ele também está perdendo o pêlo que o cobria e a vernix caseosa, que é uma substância cremosa e esbranquiçada que cobriu sua pele o tempo todo que esteve dentro de você. Tudo isso vai engolir e é o que formará o mecônio, que será o primeiro banquinho do bebê (é uma pasta preta muito pegajosa).

37ª Semana de Gravidez: Preparação para o Nascimento

Na semana 37 da gravidez mede aproximadamente 46-48 cm e pesa aproximadamente 2.900 gramas. Seu fêmur tem agora cerca de 7,2 cm e a circunferência de sua cabeça é de cerca de 33 cm.

Se tudo tiver saído conforme o planejado, nesse ponto você estará em uma posição cefálica, isto é, virado para baixo, pronto para nascer.

Como o bebê já está formado, o que acontece dentro da barriga é um aumento na altura e no peso para obter melhores condições, além de continuar recebendo as células imunológicas da mãe. Estima-se que, além disso, aumenta cerca de 15 gramas de gordura por dia, o que servirá para regular melhor a temperatura exterior.

38ª Semana de Gravidez: Apenas engordando mais um pouquinho

Seu bebê tem cerca de 50 centímetros de altura e pesa cerca de 3.200 quilos. Suas mãozinhas já podem apertar, na verdade ele já faz com o cordão umbilical que tem sido seu brinquedo dentro do útero.

Sua cabeça está coberta de pêlos e tem a aparência de que nascerá. Alguns bebês nascem com muito cabelo enquanto outros nascem quase nus, mas é algo que pode mais tarde ser revertido. Os cabelos com os quais nascem tendem a cair durante os primeiros meses de vida.

39ª Semana de Gravidez: Últimos ajustes antes do Parto

Na semana 39 da gravidez, o comprimento do bebê é de aproximadamente 36 centímetros da coroa até as nádegas (cerca de 52 centímetros no total) e o peso está em torno de 3.250-3.300 gramas.

Continua a receber muitos nutrientes da mãe, através do cordão umbilical, que tem uma espessura de aproximadamente 1,3 centímetros.

Anticorpos também atravessam a barreira placentária e reforçam o sistema imunológico do bebê quando ele nasce, e continuam a acumular gordura.

40ª Semana de Gravidez: O Nascimento do Bebê

Você finalmente conhecerá seu bebê! Como vai ser? Quando o bebê nasce, tem uma cor púrpura, talvez rosada ou amarela. A pele parece coberta com verniz ceroso, restos de sangue e lanugo … Altos níveis de hormônios fazem seus genitais parecerem inchados.

40 semana gestacao

Talvez a cabeça tenha algo deformado por ter passado pelo canal do parto, mas é normal e pouco a pouco a cabeça do bebê tomará sua forma final.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!