Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Construção e Reforma > Grades de Proteção Para Varandas e Sacadas

Grades de Proteção Para Varandas e Sacadas

As grades são importantes peças protetoras que devem ser colocadas em sacadas, varandas e ainda vãos de escadas. Embora muitos vejam somente como adornos, elas são imprescindíveis para a segurança interna dos moradores de uma casa, bem como de seus visitantes. As grades ajudam de fato a deixar o ambiente mais bonito, além de conferirem um acabamento decorativo aos espaços.

Há vários tipos de grades. Grades comuns, sem detalhes e de formato reto ou levemente abalroado, que dão lugar a materiais como ferro retorcido e trabalhado em arabescos, aço inox, gesso, madeira, alumínio tubular ou até mesmo vidro. A partir de alguns tipos de grades é possível ainda conferir um estilo ao ambiente que pode ser clássico, contemporâneo, bucólico, moderno, sempre acompanhando as tendências de época ou estilo do local.

As grades costumam ser trabalhadas em quatro materiais principais: madeira, vidro, metal, gesso ou concreto.

A madeira costuma ser o material ideal para grades em casas com estilo mais campesino ou ainda rústico. Em geral, as dimensões variam muito indo de grandes, médias e pequenas, tudo irá depender do local onde serão aplicadas. Podem ainda apresentar pedaços inteiros de madeira, até os bem esculpidos e lixados. Disposições de tiras de madeira de formato encruzilhado também são muito apreciadas. Muitas são as pessoas que apreciam o estilo provençal na hora de fazer a escolha do modelo de grade em madeira.

Em seguida está o metal. Muito utilizado em particular a partir do século XVIII. Há uma grande variedade de material, assim como de modelos quando o assunto são as grades de metal. O mesmo ocorre com as cores, e estilos. Há grades tubulares, cromadas, geométricas. Existem ainda projetos em cabo de aço.

Material largamente empregado na construção de grades é o concreto. Talvez seja o mais popular, uma vez que durante a própria construção, já é possível fazer a projeção, do que irá funcional como um para corpo. Podem ser de colunas dispostas uma ao lado da outra, são mais sólidas e tradicionais. Ainda é possível conjugar dois materiais diferentes para grades de varandas. Este tipo de combinação costuma aparecer muito mais em escadarias com corrimão de madeira, e grade de metal.

já o acabamento superior – o da estrutura que fica acima das grades – poderá ser de metal e, no lugar de grades tradicionais, coloca-se placas de vidro.

Por fim, há grades de vidro, que já são tidas como mais moderninhas e contemporâneas. Não interferem no visual geral da casa ou da vista externa do imóvel, no caso de varandas e sacadas. Ainda exercem a função de placas protetoras.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!