Página Inicial > Pets > Gatos > Gatos Siameses Tudo sobre Gatos

Gatos Siameses Tudo sobre Gatos

Raças De Gatos – Saiba Um Pouco Mais Sobre Os Gatos Siameses

Os gatos, animais também conhecidos como gatos domésticos e de estimação, são muito populares  e pertencem a família dos felinos. Predadores naturais, estima – se que os gatos estejam domesticados e na companhia humana a mais de 9.500 anos, sendo que a prática de tê-los em casa tenha ocorrido onde hoje é o continente africano. Existem hoje cerca de 250 espécies de gatos domésticos no mundo inteiro, cujas classificações em tamanho variam em pequeno e médio porte. Uma das raças mais procuradas para se ter em casa como animal de estimação é o Gato Siamês, cuja origem provável tenha ocorrido no sudoeste asiático, mais especificamente na atual Tailândia.

Graciosos, independentes, inteligentes e muito sociáveis, os gatos siameses se caracterizam por terem pelagem curta e sempre grudada ao corpo, além de apresentarem textura muito fina. De olhos azuis, podem ter pequenas variações de cores em suas pelagens – branco como creme, sendo o mais comum e apreciado pelas pessoas; castanhos escuros, cor de chocolate, estas últimas resultantes de variações genéticas; já nas extremidades das patas, a coloração pode ser também levemente acinzentada. Os gatos siameses são muito esbeltos, porém musculosos, elegantes e refinados. Os machos da raça siamesa são sempre maiores do que as fêmeas, porém ambos possuem o corpo longilíneo e têm as cabeças em formas triangulares.

Também conhecidos como sendo “os príncipes dos gatos”, dado ao seu porte físico e elegância, os gatos devem acasalar cedo, em especial as fêmeas, que segundo os veterinários chegam a ficar histéricas no período do cio. Elas costumam rolar pelo chão, miar o tempo todo, quase como se fossem crianças recém – nascidas chorando.  E após um mês do acasalamento já é possível notar que as tetas estão preparadas para receber uma ninhada de gatinhos os quais nascem bem branquinhos, cujo comportamento já desde o início é similar ao dos gatos adultos.

Os gatos siameses mantêm com seus donos uma relação muito grande de afetividade, quase se assemelham aos cães nesse quesito. Gostam de carinhos e afagos, em especial na região do pescoço. Também precisam de certos cuidados especiais quando são domesticados: a pelagem deles precisa de escovação diária para a retirada de pelos mortos e poeira que se acumula em seu pelo. Podem viver até 15 anos, embora se não receber os devidos cuidados, adoece facilmente.

Compartilhe: