Página Inicial > Pets > Gatos > Gatos Siameses, Características e Cuidados

Gatos Siameses, Características e Cuidados

Os primeiros gatos siameses foram transportados para a Europa em 1884 e, desde então passaram a viver em larga companhia dos humanos. Acredita-se que os gatos da raça siamesa tenham sido vistos pela primeira vez na Tailândia, e perdem em popularidade apenas para os gatos da raça persa.

Os gatos siameses chamam muito a atenção por conta de suas características bem peculiares. A aparência física é bem esbelta, de corpo médio, longilíneo, cujos membros são longos e finos. Apresentam uma musculatura muito forte, mas as patas são pequenas. Além disso, a cabeça se apresenta em forma de triângulo, com as orelhas largas e um focinho longo. A pelagem também é particular, os pelos são finos e macios; e olhos claros em forma de amêndoas. São gatos muito elegantes, a cor dos olhos é o que possivelmente chama mais a atenção ainda.  São extremamente azuis, e de um brilho sem igual.

Mas não são filhotinhos que custam pouco dinheiro. É possível encontrar criadouros que comercializam os animais com pedigree entre R$ 200,00 a R$ 300,00. Mas ainda é fácil encontrar exemplares mais caros ainda.

Os gatos siameses vivem bastante tempo, se forem cuidados em condições favoráveis. Podem alcançar até 15 anos de vida.  São amáveis, isto se forem criados desde filhotes dentro de casa e em companhia dos que irão cuidar dele. Como é de costume entre os felinos. São também muito inteligentes, assim como ativos. Não são gatos que ficam esparramados no tapete, gostam de brincar e interagir com os seus donos.

A pelagem é curta e fina. O peso fica entre 3 a 6 quilos, em exemplares machos e castrados que sempre acabam ganhando um pouco a mais de peso. Já a altura não ultrapassa a média de 20 centímetros.

Contudo, são conhecidos como gatos de temperamento bastante inconstante, bem como ciumento. Podem estar dormindo e de repente saem correndo pela casa. Apresentam mudança de hábitos bruscos, e para quem quer ter um gatinho quieto e bem tranquilo em casa, não é a melhor opção nem a mais recomendada. Os siameses são gatos que, diferentes de outros, se expressam pela voz. Se por alguma razão eles se sentirem negligenciados ou ameaçados, saem gritando fortemente. As fêmeas, quando estão no cio, costumam fazer mais barulho ainda.

Não são sociáveis com as pessoas desconhecidas, portanto, evite brincar com um siamês desconhecido somente porque ele é bonito. Por outro lado, são muito apegados aos donos. Também toleram de crianças atitudes que não seriam passáveis em adultos. vivem bem sozinhos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!