Página Inicial > Pets > Gatos > Gato Persa, Conheçam as Características Desse Lindo Felino

Gato Persa, Conheçam as Características Desse Lindo Felino

Os gatos estão em companhia humana há pelo menos 10.000 anos. Eles eram venerados na antiguidade, em especial no Egito Antigo, onde eram simplesmente venerados. Não se podia. Por exemplo, matar um gato, havia pena de morte para quem o fizesse. Os gatos eram tão simbólicos que as estátuas dos deuses muitas vezes, em suas representações, corpo humano e cabeça de gato.

Acredita-se que os primeiros gatos característicos de pelagem comprida foram os que viveram na Pérsia e na Turquia; de lá seguiram para a Europa, onde ocorreu o cruzamento de raças, resultando no gato persa que é largamente conhecida hoje.

Os gatos persas são considerados de porte mediano, uma vez que pesam entre 3,5 a 7 quilos – os maiores pesos em exemplares machos e castrados; possuem uma longa e densa pelagem – talvez a característica pela qual são mais conhecidos. Os focinhos também são curtos, os olhos são arredondados, grandes e bem cheios, com expressão de fofura. Cauda, pernas, patas, são curtas, grossas. As orelhas são bem afastadas.

E os gatos persas não são apenas bonitos, são também de um temperamento muito particular e agradável, principalmente quando se trata de gatos. São independentes, como todos os gatos, mas são amáveis, dóceis e muito caseiros. Gostam de ficar na companhia da família com quem vivem e adoram a companhia de seus donos, além de serem fiéis a eles. São altamente sociáveis, sendo capazes de interagir com estranhos. Lidam bem com a solidão, mas não por longos períodos.

Quando a coloração de suas pelagens, podem se apresentar em diversas colorações: passam pelo vermelho, creme, azul, preto, tartaruga, tartaruga azul, escama, branco, bicolor creme, bicolor preto,  bicolor azul, ou bicolor azul. Também podem ser encontrados em tom cálido.

Os gatos persas  também vivem muito, cerca de 20 anos.

Costumam ser muito comparados com os cães, por conta de sua personalidade amável, fiel e tranquila. São gatos que exigem muitos cuidados por parte de seus donos, além de investimentos financeiros. Os cuidados com os pelos dos gatos persas precisam ser diários, muita escovação, e os banhos devem ser a cada 3 a 4 semanas. Como gatos são difíceis de serem lavados,  o ideal é que este costume inicie desde quando ainda são filhotes, para que não sejam expulsos de algum pet shop.

Para quem está pensando em ter um gato persa em casa, os filhotes com pedigree custam em média R$ 1.000,00.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!