Página Inicial > Flores > Flores Comestíveis: Conheça Algumas Delas

Flores Comestíveis: Conheça Algumas Delas

As flores estão presentes na natureza e seus usos, sejam eles quais forem, estão também presentes em todas as culturas. Acredita-se que haja mais de 250 mil espécies de flores em todo o mundo. Elas são as partes reprodutoras das plantas espermatófitas, cuja função é produzir sementes para que outras flores sejam polinizadas e mais e mais plantam, assim, possam germinar.

As flores são mais geralmente conhecidas e reconhecidas por suas funções decorativas ou ainda, como belos e delicados buquês que servirão como um gracioso e inesquecível presente.

O que poucos sabem, mesmo hoje com tanta disseminação de informações é que quase todas as categorias de flores já foram comestíveis um dia. Além disso, muitas espécies são largamente utilizadas em pesquisas para a extração de suas preciosas substâncias para industrialização de cosméticos, medicamentos, biodiesel, e mesmo como insumo substituto de ração para a alimentação do gado. Algumas flores, inclusive, também são usadas em pesquisas para o combate de algumas doenças graves.

Listamos aqui alguns tipos de flores que podem ser comestíveis  – tanto em sua totalidade como parte delas. Vale lembrar que nem sempre a parte total da flor pode ser aproveitada, quase sempre há alguma substância em seu interior que pode causar algum tipo de reação alergênica em diversas pessoas. No entanto, para quem quiser experenciar, vale muito à pena.

Por exemplo, a mornada é uma flor vermelha que possui forte sabor de orégano. Ela pode ser usada em saladas verdes para colorir e acrescentar sabor e até mesmo acompanhar uma bela salada de frutas. A calêndula tem sabor semelhante ao do açafrão e deve ser usada em pratos quentes como massas e arrozes. Não é possível usar este tipo de flor seca, tem de ser fresca.

Já o dente – de – leão somente pode ser consumido quando recém colhido. Ele possui um sabor levemente adocicado, muito próximo ao sabor do mel, é ótimo para decoração de saladas, por sua beleza, e também para acompanhar pratos que sejam feitos á base de arroz.

O amor-perfeito-do-campo deve ser usado para saborear queijos suaves. As rosas de modo geral são usadas na elaboração de geleias e xaropes expectorantes.  Não dá para  esquecer – se das flores de sálvia, as quais são ótimas como temperos no preparo de caldos, feijão, cogumelos e milho. Sem contar as flores de abóboras, cujas pétalas quando fritas, tornam-se casquinhas deliciosas e apreciadas no mundo inteiro.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!