Página Inicial > Pets > Cachorros > Faz Mal dar Chocolate ao Cachorro?

Faz Mal dar Chocolate ao Cachorro?

Chocolate é tão gostoso, não é mesmo? E se você é daquelas pessoas bem generosas que adoram dividir o que está comendo com os amigos, inclusive um delicioso pedacinho de chocolate para fazer um agrado, saiba que é melhor você fazer isso com seus amigos humanos, pois com o seus amigos de quatro patas, a ideia não é boa: mesmo que você tenha a melhor das intenções, compartilhar chocolate com um cão é o mesmo que envenená-lo.

A grande maioria dos donos de cachorros, por incrível que pareça, ainda não sabe que embora o chocolate seja delicioso e totalmente inofensivo para nós humanos, eles são um verdadeiro veneno pros cães e podem até leva-los a morte.

Chocolate pra cão é um verdadeiro perigo. A quantidade de chocolate que pode ser consumida sem causar danos, depende do tamanho do animal, porém cada animal conta com uma resistência diferente, por essas e outras o melhor a fazer, é deixar esse doce o mais afastado possível do seu cão. Ainda assim, se você quer agradar seu bichinho de estimação com uma sobremesa especial, é muito mais seguro e muito mais saudável, você comprar chocolates feitos especialmente para cachorros, produzidos com ingredientes selecionados que não fazem mal a saúde canina.

O elemento tóxico que faz mal ao seu cão é a teobromina, que é facilmente metabolizada pelo nosso organismo, diferente do dos cães. O organismo dos cachorros não consegue eliminar a substância com rapidez suficiente e assim eles acabam intoxicados.

Deixar seu cão comer chocolate é um grande erro. Mesmo uma pequena quantidade de chocolate vai fazer mal, levando o animal a vomitar. Quantidades maiores do doce podem ser ainda piores, causando tremores musculares, ataques cardíacos e até hemorragias internas. Pra você ter uma ideia, apenas 25g de chocolate, o que é muito pouco, pode envenenar um cão que pesa 20 kg.

Os diferentes tipos de chocolate contam com níveis diferentes da teobromina. O chocolate branco, por exemplo, tem menos. Enquanto os chocolates mais escuros têm mais: quanto mais escuro ele for, pior para o cão. Por isso, nunca dê chocolate para o seu melhor amigo. Existem diversas outras maneiras de oferecer uma sobremesa sem correr riscos. Prefira dar um pedacinho de cenoura ou biscoitinhos especiais para cães.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!