Página Inicial > Entretenimento > A Fantástica História de John Lennon, Beatles

A Fantástica História de John Lennon, Beatles

John Winston Lennon, mais conhecido como John Lennon, nasceu na Inglaterra, em Liverpool, no dia 9 de outubro de 1940 e morreu em Nova York no dia 8 de dezembro de 1980. Ele foi um grande músico, guitarrista, cantor, compositor, além de escritor e ativista britânico.

Lennon era filho único e teve uma infância conturbada, com problemas de família. Aluno problemático na escola, acabou ficando sob os cuidados de uma tia.

Em 1956, Lennon e McCartney foram apresentados. Paul mostrou suas habilidades e foi convidado a fazer parte da banda de Lennon. Em 1957, McCartney mostrou sua primeira composição, e animou o amigo a compor também. Em 1958, um dos integrantes deixou a banda e, George Harrison entrou para o grupo. Em 1960, a banda mudou de nome cinco vezes até escolherem The Beatles.

Em maio de 1962 assinaram um contrato com a Parlophone Records, quando Ringo Starr entrou na banda. Foi aí que a formação dos Beatles se concretizou: John Lennon (guitarra rítmica), Paul McCartney (baixo), George Harrison (guitarra solo) e Ringo Starr (bateria). A formação foi mantida até a fase “psicodélica”, quando todos passaram a demonstrar talento em demais instrumentos. Em 1962, os Beatles anunciaram o primeiro compacto com a música “Love me Do”. A partir daí tornarem-se o grande sucesso da Inglaterra, e depois dos EUA, com a beatlemania.

John casou-se a primeira vez em 1962 com Cynthia Powell que estava grávida de Julian Lennon. No início da beatlemania, orientados pelo empresário, Lennon escondeu o casamento das fãs, mas o segredo logo foi descoberto.

Em 1966, John conheceu Yoko Ono que era artista plástica e pediu um financiamento a Lennon para uma exposição. Em 1968 começaram um relacionamento. Na época, a esposa estava viajando, mas ao saber, pediu divórcio, alegando infidelidade. John e Yoko ficaram juntos. O clima entre os Beatles não era dos melhores e a presença de Yoko tumultuou ainda mais. Em 1969, eles se casaram.

Com a morte do empresário da banda, Brian Epstein, em 1967, o grupo passou a ter mais problemas.  A tensão tomava conta nos estúdios com as brigas. Em 1970, Paul McCartney divulgou o término dos Beatles. Lennon iniciou sua carreira solo e em 1971, atingiu o sucesso com o álbum Imagine.

Em 1975, John e Yoko tiveram um filho, Sean Lennon. John abandonou a carreira para dedicar-se à criança.

Na noite de 8 de dezembro de 1980, quando voltava para a sua casa, John foi abordado por Mark David Chapman, um fã que havia pedido um autógrafo. O rapaz acabou disparando 5 tiros, dos quais 4 acertaram o ídolo. John morreu após perder muito sangue, aos 40 anos de idade. O assassino foi condenado à prisão perpétua.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!