Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Plantas > Faça um Lindo Jardim com Plantas Cica

Faça um Lindo Jardim com Plantas Cica

Famosa nos jardins tropicais e contemporâneos, a cica é muito semelhante a uma pequena palmeira. Com folhas longas, rigorosas e vivas, compostas por folíolos pontiagudos. Totalmente ornamental, no paisagismo, vai muito bem como planta isolada e também em conjuntos em jardins e vasos.

Pertencente à família Cycadaceae, com nome botânico Cycas Revoluta, a espécie também é chamada de Sagu, Palma-de-Santa-Rita e Palma-de-Ramos. O arbusto conta com registro muito antigo. Com mais de 50 variedades, a espécie pode ter altura de 2 metros ou até mais, porém seu crescimento é bem lento. Seu tronco é parecido com o de uma palmeira, enquanto suas folhas são em coroas. Elas podem chegar a 1,20 a 1,50 de altura por 15 ou 20 cm de largura.

Na versão masculina da cica tem, a inflorescência é no centro na cor amarela. Já a feminina conta com uma grande inflorescência amarela e alaranjada, e penugem em tons de marrom.

A espécie pra ser cultivada precisa de solo fértil com matéria orgânica e umidade. Aceita exposição ao sol, mas pode viver em sombras parciais.

Pode ficar em vaso impermeabilizado com piche (que deve secar por pelo menos uns 2 dias antes do cultivo). No fundo do vaso podem ser espalhadas pedras e areia úmida, para facilitar a drenagem. Por cima, pode ser adicionada uma manta geotêxtil. Deposite uma mistura de adubo de curral curtido para o cultivo nas áreas externas, além do composto orgânico e a areia, fazendo uma divisão igual. Plante, completando com essa mistura. Se o vaso for ficar no interior da casa, não utilize o adubo animal, neste caso prefira o granulado. Acrescente cerca de 100 gramas em cada um dos vasos. Misture a terra e regue.

Para plantar, abra um buraco 2 vezes maior que o torrão. Acrescente areia no fundo compondo suavemente com a terra. Adicione aproximadamente uns dois litros de adubo e composto orgânico, combinados com areia. Plante e molhe.

Regue uma vez por semana e também nos dias que não chover. As mudas maiores necessitam de aproximadamente três tutores para estaqueamento, presos com leveza para afixar ao local, porém não enterrando nas raízes.

Compartilhe: