Página Inicial > Entretenimento > Passatempo > Faça um Cachecol em Casa com Roupas Antigas

Faça um Cachecol em Casa com Roupas Antigas

Com a chegada do inverno no país, muitos estados brasileiros têm uma grande queda de temperatura, motivo para usarmos durante algumas semanas casacos, botas, boinas e cachecóis.

Este último acessório, particularmente, é um dos queridinhos de homens e mulheres, que o veem não apenas como uma proteção para o pescoço e o peito, mas também como um item de decoração para o visual.

A procura por cachecóis é tanta que todos os anos surgem modelos diferentes, sejam eles de tecido, lã ou outros métodos artesanais.

Para inovar no inverno deste ano, que tal utilizar peças de roupa que você não usa mais e fazer um cachecol belíssimo para os dias de frio?

O que é preciso

Para produzir seu cachecol, você precisa de uma roupa antiga, da cor que preferir, como camisetas de malha e calças de moletom, por exemplo; tesoura; régua; linha de costura; máquina de costura; alfinetes.

Como fazer o cachecol

Sua primeira tarefa é pegar a peça de roupa usada e, com a régua, medir de 20 a 25 cm no tecido e cortar em dois pedaços de aproximadamente 10 cm.

Caso você tenha escolhido uma camiseta, as tiras cortadas terão uma ou duas costuras. Nesse caso, você irá cortar um desses lados, de modo que a tira fique maior.

A seguir, pegue as duas tiras longas e as costure, uma ao fim da outra, aumentando ainda mais seu comprimento. Essa costura pode ser feita à mão, desde que fique bem arrematada.

Depois, você deve dobrar a parte mais estreita da tira em três, e marcar cada uma dessas dobras com um alfinete, deixando o tecido dividido em três partes.

Seguindo a marcação dos alfinetes, comece a costurar o tecido de forma vertical, fazendo o efeito de costura franzida. Algumas máquinas de costura mais atuais já têm um comando para franzimento, assim, basta encontrar essa função em sua máquina. É possível conseguir esse efeito franzido com costura à mão, mas o efeito da máquina garante melhores resultados.

Assim que você franzir completamente um lado do cachecol, faça o mesmo procedimento do outro lado. Ao fim, o resultado será este da foto:

Compartilhe: