Página Inicial > Viagens > Brasil > Roraima, Conheça Um Pouco do Que Esse Estado Tem Para Oferecer

Roraima, Conheça Um Pouco do Que Esse Estado Tem Para Oferecer

O Estado de Roraima, no Brasil, é um local que começou a dar o ar das graças ainda no final do século XVIII, quando fazendas foram instaladas às margens do rio Branco e seus afluentes. Surgia então a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo que, poucas décadas mais tarde, receberia seu nome atual. No entanto, por longo tempo, a região esteve subordinada ao governo do Amazonas, isto até 1943 e, foi ainda capital do Território Federal do Rio Branco, tendo tido sua independência apenas no final dos anos 1980 com a criação do Estado de Roraima.

Conhecida como sendo a lendária El Dorado, o Estado de Roraima é de Infinita savana que se desenrola como tapete aos pés de outra cidade, sua capital Boa Vista. Há importantes rios que trazem e levam na época das chuvas, bancos de areias que se tornam douradas praias de água doce. Há ainda, além de um número infinito de animais e de plantas que só esta região que hoje é uma das mais cobiçadas do planeta pode abrigar.

Trata-se de um local onde a comida típica está diretamente associada à língua que recebeu profundas influências indígenas. O que se ouve nas ruas são alguns dos exemplos que se pode citar: tucunaré, pirarucu, aruanã, buriti, pupunha e taperebá, e que certamente, cruzarão o caminho do turista que opta por andar por aquelas bandas, mesmo que seja na mesa de algum restaurante típico,  durante todo o período em que estiver de viagem no local.

Ainda na capital de Roraima, em boa Vista, há diversos passeios que se tornam imperdíveis, em particular aos olhos de quem vem de fora do país e quer experimentar algo mais rústico e natural: trilhas de pedras, corredeiras, fauna e flora amazônicas, são algumas das opções dessa aventura que costuma atrair viajantes preparados para caminhar por áreas rochosas e de mata fechada.

De fato, o ponto mais alto para um visitante que segue com destino ao Estado de Roraima, sem sombra de dúvidas, é a visitação do topo de serra que oferece uma visão paralisante e panorâmica da região serrana e que serve de base aos visitantes que decidem passar a noite na selva, em um acampamento selvagem improvisado. Este topo de serra fica em Serra Grande,  apenas a 38 km da capital roraimense.

Quem fica na capital ainda pode se deliciar com uma cidade cujas avenidas são planejadas, calçadas bem alinhadas com poucos pedestres e concentração de edifícios públicos em um mesmo setor.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!