Página Inicial > Animais > Estudos Apontam que Cães Foram Domesticados Há Mais de 9 mil Anos

Estudos Apontam que Cães Foram Domesticados Há Mais de 9 mil Anos

Todos sabem que os animais de estimação preferidos de todos, principalmente das crianças vieram de algumas espécies próximas de lobos selvagens, apesar disto nunca se esteve algo tão claro como quando que a domesticação dos animais teria acontecido, com uma teoria mais aceita é que isto teria acontecido em torno de dez mil anos atrás. Isto junto de alguns dos primeiros assentamentos de humanos que surgiram e estavam descobrindo todo o processo de agricultura.

Recentes estudos puderam detectar que esta data seria bem anterior das apresentadas até agora, e por isso a domesticação teria acontecido em torno de dezenove mil anos atrás na Europa, bem mais do que 6 mil anos comparando com os dados que eram divulgados anteriormente.

Toda a descoberta foi realizada comparando alguns dos genomas considerados como mitocondriais de pelo menos dezoito canídeos pré históricos com pelo menos quarenta e nove tipos de lobos modernos, bem como setenta e sete cães modernos de uma grande variedade de todas as raças. Com todas as informações existentes os pesquisadores puderam fazer uma árvore filogenética e acabaram determinando de forma mais precisa quando foi realizada a domesticação dos cães.

O que os dados apresentaram de novidades sobre os cães

Os vários tipos de dados coletados puderam mostrar que pelo menos quatro de cinco raças modernas surgiram a partir da seleção artificial realizada nos últimos séculos. Os restos mortais considerados como mais antigos que lembram bastante os cães modernos foram encontrados na Rússia e estavam em torno de quinze mil anos atrás, apesar de todos os restos de lobos mais antigos terem mais de trinta mil anos atrás e foram encontrados na Europa.

Como os humanos tiveram a capacidade de domesticar uma espécie tão violenta e agressiva é um grande mistério, mas as ideias apontam pois graças aos homens e mulheres da época serem considerados como caçadores e coletores, boa parte dos lobos acabaram se encontrando em uma enorme quantidade de restos de caça deixados pelo caminho. E por isso é possível eu os lobos tenham ainda se tornado bastante acessíveis e menos territoriais com os humanos e ficando cada vez mais acessíveis e confortáveis com a amizade que foi feita.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!