Página Inicial > Esporte > Esportes Aquáticos: Nado Sincronizado

Esportes Aquáticos: Nado Sincronizado

Alguns pensam que esporte aquático se limita apenas à natação. Embora esta seja uma atividade conhecida desde a pré-história, não é apenas a única modalidade aquática.  Há diversos registros antigos, que remontam desde à  época das pinturas rupestres até a 2000 a. c., demonstrando a relação do homem com as atividades diversas na água. Algumas dessas referências, inclusive, podem ser comprovadas em diversas obras literárias, que tratam ou apontam sobre as aventuras vividas pelos humanos, em oceanos, mares e rios. De uma forma ou de outra, a relação do homem com os desportos aquáticos pode ser vista como intrínseca.

A natação é também um dos esportes mais completos e que mais traz benefícios ao homem, isto cientificamente já comprovado. A prática regular alivia as tensões diárias, auxilia na recuperação de lesões, favorece o sistema cardiovascular, já que aumenta consideravelmente o fluxo sanguíneo e, portanto, a oxigenação no corpo. Além disso, fortalece a musculatura, e ainda melhora o funcionamento dos pulmões. Mas há uma modalidade, dentro da natação, que pode, não apenas trazer todos estes benefícios como também desenvolver alguns outros talentos e capacidades mais artísticas: o nado sincronizado.

O nado sincronizado  ou natação sincronizada, como também é muito conhecida no meio, é um esporte tido como híbrido, uma vez que associa tipos distintos de conceitos dentro da própria natação: a ginástica e a dança. O nado sincronizado consiste na execução de diversos tipos destes movimentos, dentro da água, pelos atletas, que podem fazê-los de modo solo, em duetos, trios, equipes com mais elementos e ainda em combos. O nado sincronizado exige que muitos movimentos sejam elaborados simultaneamente com um acompanhamento musical.

Trata-se de um tipo de esporte que exige habilidades muito específicas dos atletas ou, daqueles que, por ventura, interessam-se em se desenvolver na modalidade. A primeira delas é a capacidade de força dentro da água. Muita resistência, flexibilidade, dotes artísticos, e sincronismo preciso. Sem contar que, a capacidade de respiração deve ser excepcional, uma vez que na maior parte do tempo, os atletas ficam com suas cabeças voltadas para baixo, dentro da água, portanto.

Se comparado com outras modalidades de esportes aquáticos, o nado sincronizado é um dos mais recentes na história dos esportes. Foi criado em 1900, no Canadá. Até bem pouco tempo, era uma modalidade praticada apenas por mulheres. Recentemente, já pode ser vista sendo praticada por homens também.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!