Página Inicial > Carnaval > Escolas de Samba do RJ: São Clemente

Escolas de Samba do RJ: São Clemente

O chamado Grêmio Recreativo Escola de Samba São Clemente é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro que foi fundada e idealizada por Ivo da Rocha Gomes e também João Marinho e Aílton Teixeira.

Podemos dizer que a sua melhor colocação acabou ficando no grupo especial do carnaval em sexto lugar no ano de 1990.

Aos poucos, com o passar dos anos a escola começou a se notabilizar pelos enredos repletos de bom humor e críticas totalmente sarcásticas para os mais variados temas. Com isto a São Clemente ainda tem as equipes de futebol de areia de várias categorias, sendo assim um dos poucos grandes times da modalidade.

A grande oscilação entre os grupos de carnaval acabou lhe trazendo a alcunha de escola ioiô, tudo isto devido aos enredos panfletários existentes da década de 80, com isto a escola também ficou conhecida como a PT do samba. E na atual década no entanto a escola vem cada vez mais tentando imprimir novos estilos para fazer o carnaval.

Podemos dizer que um dos maiores nomes da escola é Renato de Almeida Gomes, que é filho do fundador Renatinho como é conhecido, ele que participa de forma bastante ativa dos desfiles da agremiação desde seus dez anos de idade.

Um pouco mais sobre a história da escola

Podemos dizer que no começo os desfiles que eram realizados da São Clemente eram feitos pelas ruas de Botafogo. A sua estreia nos desfiles oficiais aconteceu no ano de 1962 onde a escola participou do terceiro grupo. Com isto o enredo da escola acabou exaltando todas as riquezas existentes do Brasil, como por exemplo a geografia, a vegetação, as pedras preciosas, o ferro, a borracha, o café, a indústria e o petróleo.

Com isto para esse ano a escola oferece seu enredo sobre as favelas, onde a sinopse foi criada pelo compositor André Diniz, todo o seu desenvolvimento do enredo seria em um primeiro momento realizado por Bia Lessa e Gringo Cardia que devido a não sair patrocínio acabaram largando a escola. Mesmo assim a escola deverá fazer um belíssimo desfile que deverá chamar muito a atenção.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!