Página Inicial > Carnaval > Escolas de Samba: Leandro de Itaquera

Escolas de Samba: Leandro de Itaquera

A escola de samba Leandro de Itaquera surgiu no ano de 1982, tudo graças a iniciativa de uma menina, chamada Karin que durante a sua festa de aniversário acabou pedindo para seu pai, Leandro Alves Martins que é fundador e presidente atual da escola, a escola de samba de presente para ela.

Com isto uma reunião com uma série de amigos foi algo fundamental para se estimular esta fundação da escola de Samba Leandro de Itaquera, e o nome veio a uma homenagem de Seu Leandro.

Depois de sua fundação a década de 80

Durante o ano de 1988, pouco mais de seis anos depois da sua fundação a escola já vencia o Grupo 1 indo diretamente para a primeira divisão do samba no ano de 1989. Com isto pela primeira vez no especial a escola acabou conseguindo o sétimo lugar como o enredo chamado Babalotim, este que foi interpretado por Eliana de Lima e ainda a bateria que foi comandada por Mestre Lagrila, um dos grandes nomes e também grandes ritmistas da cidade.

O sucesso durante a década de 1990

Neste ano a escola acabou homenageando o bairro de Itaquera, desfilando abaixo de uma grande chuva, acabou ficando em quinto lugar entre dez escolas, ficando atrás de escolas como a Camisa, Rosas, Peruche e Vai vai.

Com isto foi durante o ano de 1991 que ela acabou contando com a sua melhor classificação ficando assim em quarto lugar no enredo intitulado “Querem acabar comigo” este que criticava toda a exploração de riquezas naturais brasileiras.

Durante o ano de 1994 a escola então acabou conquistando o quinto lugar com um enredo intitulado “Tietê – Um Rio de Verdade”. Apesar de todo este sucesso a escola acabou sendo rebaixada para o grupo de acesso, apesar disto no ano de 1997 estava de volta para o Grupo Especial competindo com as escolas mais tradicionais.

A década de 2010

Sendo a vice campeã do grupo de acesso em 2013 deverá abrir os desfiles da sexta feira do grupo especial do Carnaval de 2014 e contará a história do Brasil e a paixão pelo futebol, através do tema “Ginga Brasil, Futebol é Raça. Em 2014 a Copa do Mundo começa aqui”.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!