Escadas Para Espaços Pequenos

As escadas em residências são de fato pontos muito importantes, porque elas ajudam a fazer a composição dos projetos de decoração. As escadas são partes integrantes da arquitetura original do imóvel, assim como devem ser compatíveis com o espaço disponível em que elas são projetadas. É importante lembrar que elas devem ser projetadas também de acordo com o pavimento a que elas irão dar acesso. E quando é necessária alguma alteração de projeto decorrente de acréscimo de outro pavimento, o espaço ideal para a construção de uma escada ergonomicamente adequada nem sempre é possível. Por isso, é sempre importante ficar muito atento na hora de fazer uma escada, ou acrescentar um novo pavimento.

As escadas devem ser projetadas de maneira que ofereçam não somente beleza ao projeto decorativo e arquitetônico, mas também deve oferecer segurança e conforto. Vale sempre lembrar que, embora projetar uma escada pareça algo muito complicado, é mais simples do que possa parecer. Ainda é importante salientar que se a escada tiver uma inclinação muito grande, ela precisará de um bom corrimão.

A maneira mais simples de fazer a execução de uma escada é projetar no modelo tradicional, reto. Cria-se dessa maneira, uma linha única de degraus, o que é muito utilizado em residências de lote estreito para economizar espaço da largura do imóvel.

No entanto, vale lembrar que há um problema nesse tipo de escada: se forem projetadas de acordo com as normas técnicas de construção, resulta em uma escada que ocupa muito comprimento. Uma alternativa muito usada em mezaninos em que o trânsito de pessoas não seja intenso como quartos ou áreas de lazer é o uso da escada reta com altura de degraus maior que a largura do piso. Porém, a escada fica pouco confortável.

As escadas retas podem ser feitas em concreto ou madeira. Mas há a opção de fazer escadas retas para ambientes pequenos com chapas metálicas. Nesse caso, a escada acaba ganhando linhas leves ao mesmo tempo em que é integrada à arquitetura do espaço. O aproveitamento da modulação dos degraus como patamar acaba sendo uma criatividade à parte.

Para locais com pouquíssimo espaço, outra saída é a escada em U sem patamar. Uma escada neste formato ocupa neste projeto um espaço aproximado de 1,20 x 1,60 m no piso. Pode-se também fazer este tipo de escada sem a presença do patamar. Neste caso, a escada acaba ficando com degraus mais altos para ocupar menos espaço em planta baixa.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!