Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Construção e Reforma > Escadas e Guarda corpos de Vidro, Leveza, Funcionalidade e Segurança

Escadas e Guarda corpos de Vidro, Leveza, Funcionalidade e Segurança

Cada vez mais é possível encontrar escadas, guarda – corpos –os quais são elementos importantes para a arquitetura feitos em vidro. Isto também tem sido observado em pisos. Os três elementos são de altíssima importância para o universo da arquitetura e construção civil, que perceberam um sensível aumento no uso desse material nos elementos que buscam dar segurança, beleza e funcionalidade às obras.

Não é à toa que houve um grande crescimento do uso do vidro, em especial em escadas e guarda – corpos. Ao se deparar com um ambiente com escada ou guarda-corpo de vidro, dificilmente uma pessoa não se admira e quer saber mais sobre a instalação. Dentre outras qualidades, o vidro confere leveza, transparência e limpeza estética aos ambientes.

Isto leva a pensar que não há uma preocupação com as questões de segurança. Errado. Há normas internacionais que devem ser seguidas quando o assunto é a utilização de vidro, bem como na construção e padronagem de escadas e guarda-corpos. Além disso, há um avanço sem precedentes na fabricação de vidro destinado à construção de escadas e guarda-corpos, por exemplo.

Este tipo de vidro pode ser aplicado de diversas formas de passarelas a mezaninos, de caixas suspensas a revestimento de piso comum. Ainda assim, o calculo para o uso do tipo de vidro (espessura e dureza) deverá ser sempre feito caso a caso. Cada local, cada projeto receberão um tipo de vidro diferente.

Para os guarda-corpos de vidro que tanto estão presentes nos espaços interiores como nos exteriores, e são elementos importantes no aspecto final de uma obra, o vidro confere ambientes amplos, luminosos e sofisticados, valorizando esteticamente os ambientes.

Há dois tipos de guarda-corpo de vidro, os quais podem ser projetados totalmente cleans ou utilizando vidros em esquadrias. O primeiro deles é o engastado que é embutido apenas em um ou dois lados. O segundo é o encaixilhado, preso em toda a sua extensão em uma estrutura de alumínio. As ferragens devem suportar a estrutura que será montada. Normalmente, o aço inox é mais adequado, mas podem ser utilizados outros materiais.

Já para quem busca escadas de vidro, elas combinam técnica, imagem e design. São leves, transparentes e permitem ao arquiteto conceber formas incomuns. Podem ser iluminadas e especificadas tanto em residências como em áreas de alta circulação de pessoas.  O tipo de vidro a ser usado nas escadas na maior parte das vezes é o laminado.

O temperado laminado também pode ser empregado, devido à sua elevada resistência
se comparado ao vidro comum, principalmente quando são transmitidos esforços por meio de ligações com furações, causando elevadas tensões locais.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!