Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Escada Marinheiro Pode Ser Usada em Interiores?

Escada Marinheiro Pode Ser Usada em Interiores?

 

Escadas são essenciais em ambientes em que há a necessidade de fazer a transposição de um pavimento a outro. Elas ainda são elementos decorativos e que ajudam a agregar ainda mais beleza aos ambientes. Há diversos tipos de escadas, as quais podem ser implantadas tanto no interior das residências quanto do lado externo, para acessos a outros pisos, andares e afins.

Também é importante lembrar que há diversos tipos de materiais que podem ser usados para a construção de uma escada.

No entanto, seja qual for o modelo escolhido – ou por razões de identificações pessoais – ou por questões espaciais, cada modelo de escada deverá atender os padrões e normas da ABNT. Elas precisam ter medidas mínimas para conferir segurança e conforto aos seus usuários.

Um tipo de escada que quase sempre será encontrado do lado de fora das residências é o modelo marinheiro. Este tipo de escada recebe este nome justamente porque foi projetada para ser fixada em navios, e assim, usada por marinheiros.

A escada marinheiro é um tipo que exige mais do usuário que a utiliza, pois além dos pés o indivíduo deve usar também o apoio das mãos. Enquanto as mãos seguram na barra superior os pés apoiam-se nas barras inferiores e assim sucessivamente é possível realizar a subida e descida.

Mais uma vez, vale lembra que o seu formato está diretamente ligado ao tipo de construção e lugares de instalação que essa escada recebe, a escada marinheiro é ideal e geralmente instalada em indústrias, fábricas, caixas de água, casas de maquinaria de prédios, torres de iluminação, mas também em piscinas e brinquedos de playgrounds, ou ainda áreas de tratamento de água e esgoto, plataforma de petróleo e lugares semelhantes.

No entanto, quem está precisando de um tipo de escada como a marinheiro, precisa saber que a construção dessa escada exige a instalação de modelos que possuam guarda corpo para garantir a segurança do usuário. Além disso, para esse tipo de uso a escada marinheiro possui normas regulamentadoras que devem ser seguidas. Essa norma é a NR18 que rege as atividades dos profissionais em altura superior a 2 metros, essa norma regula também outras variações de atividades.

Algumas das recomendações para a construção da escada marinheiro são a instalação gaiolas de proteção à partir dos 2 metros de altura, fortalecidas e que suportem até 80kg em seus pontos vulneráveis; também  deverá conter patamares intermediários que servirão como pontos de descanso para cada lance de 9 metros, sempre protegidos por rodapé e guarda corpo.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!