Página Inicial > Entretenimento > Equipamentos para Praticar Futebol Americano

Equipamentos para Praticar Futebol Americano

O futebol americano é um esporte que exige bastante contato físico entre os adversários, por isso o uso de equipamentos torna-se essencial. Com uma espécie de armadura que protege os jogadores dos pés à cabeça, os atletas podem correr com a bola até o fim do campo do adversário, chocando-se com outros ao longo do caminho sem que facilmente arrumem contusões e partes do corpo quebradas.

Se você é admirador do esporte e deseja praticá-lo profissionalmente, veja quais são os equipamentos necessários para garantir sua segurança:

Proteção da cabeça

Composto de uma parte externa e outra interna, os capacetes são talvez os principais itens de proteção. Por fora, são feitos de polietileno ou policarbonato de plástico, materiais bastante resistentes e leves. A fixação é feita com o chin strap, uma alça que protege também o queixo.

Por dentro, os capacetes mais atuais contam com um material acolchoado e câmaras de ar que podem ser infladas, com preenchimento na nuca e nas laterais e parte de cima. Assim, o capacete pode se ajustar bem ao crânio e permitir melhor absorção de impactos.

Para completar a proteção da cabeça, os jogadores utilizam ainda protetores bucais, feitos sob medida para cada um.

Proteção dos ombros

Sob todas as camisetas dos jogadores é colocado um shoulder pad, responsável por distribuir e amenizar o impacto de choques. Seu material é plástico e eles são ainda preenchidos com EVA ou espuma acrílica e revestidos por nylon antibactericida.

Com ajuda de fitas reguladoras nas laterais, é possível ajustar o equipamento ao corpo.

Algumas posições exigem mais proteção, como os corredores, que usam back plates para proteger a parte de trás das costas e protetores na cintura.

Proteção do rosto

Uma grade feita com ferro ou aço de carbono é responsável por proteger o rosto dos jogadores. Chamada face mask, há modelos com maior visibilidade, utilizados pelos corredores e recebedores, e modelos mais protegidos, utilizados por atletas de linha que entram em maior contato físico com o adversário.

Proteção das mãos

Para que a bola não escorregue das mãos de recebedores, corredores e quarterbacks, estes atletas usam luvas leves e revestidas com um plástico aderente.

Enquanto isso, os linemen e os bloqueadores usam luvas com quase meio quilo, feitas com enchimentos e alumínios na parte dos dedos, protegendo os jogadores de torções.

Proteção de partes inferiores

Com auxílio de peças feitas de plástico revestidas com borracha, chamadas pads, os jogadores protegem áreas como coxa, quadris e cóccix, encaixando os equipamentos em bolsos internos da calça. Há ainda protetores para os órgãos genitais, chamados coquilha e joelheiras e caneleiras.

Proteção dos pés

As chuteiras utilizadas pelos jogadores vão depender da posição de cada um no time. Chuteiras com travas mais altas, usadas por bloqueadores, garantem uma boa tração. Enquanto isso, as finas e baixas garantem maior velocidade  para recebedores e corredores.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!