Página Inicial > Educação > Astrologia > O que é uma Galáxia?

O que é uma Galáxia?

Quer aprender o que é uma galáxia? Veja e descubra.

Uma galáxia nada mais é do que um grande sistema que é gravitacionalmente ligado que consiste de estrelas, estas que são remanescentes de estrelas e ainda um meio interestelar de gás e também poeira e um dos importantes porém insuficientemente conhecidos componentes que são chamados de matéria escura.

A palavra galáxia deriva do grego “galáxias” o que é literalmente leitoso, em uma referência á nossa galáxia. A via Láctea.

 

galaxia

 

Existem vários exemplos de galáxias que variam desde as anãs que tenham até 10 milhões de estrelas até mesmo as gigantes com 100 trilhões de estrelas, todas elas orbitando o centro de massa da galáxia.

Todas as galáxias contam com quantidades bastante variadas de sistemas e ainda aglomerados estelares, e de tipos de nuvens ainda interestelares. Entre estes vários objetos existe ainda um meio interestelar esparso de gás, poeira e ainda de raios cósmicos. A matéria escura parece que corresponde mais de 90% da massa da maioria das galáxias.

Além disto dados observacionais sugerem que podem existir buracos negros supermaciços, no centro de muitas delas, se não de todas as galáxias. Se acredita que podem existir estes buracos e que eles sejam o grande impulsionador principal de núcleos galácticos ativos, a região compacta no centro de algumas conta com uma luminosidade muito menor do que normal. E a Via Láctea parece possuir pelo menos um destes objetos.

 

via lactea galaxia

 

Galáxias e o espaço

Historicamente as galáxias foram historicamente categorizadas segundo a sua forma aparente, e usualmente preferida como a sua morfologia visual. Uma forma comum é a galáxia elíptica, que em um perfil diferenciado de luminosidade em forma de elipse.

As Galáxias espirais contam com uma forma de disco, com braços que sejam curvos. Estas que contam com forma irregulares ou mesmo não usuais são conhecidas como galáxias irregulares e ainda se originam tipicamente da disrupção pela atração gravitacional de galáxias vizinhas.

Essas interações entre as galáxias poderão no final resultar em uma junção ás vezes induzindo o aumento significativo de incidentes de formação estelar, levando ainda as galáxias starburst. E ainda galáxias menores que tem uma estrutura coerente referidas como galáxias irregulares.

 

Compartilhe: