Página Inicial > Educação > O que é o Oceano Ártico

O que é o Oceano Ártico

O Oceano Ártico é considerado uma extensão de outros dois oceanos – o Pacífico e o Atlântico, dados os limites existentes entre eles.

Para quem não sabe, o Oceano Ártico é constituído pelos mares do Norte, do Pólo Norte, da Noruega e do Barents. Ele também possui uma superfície de mais de 14 milhões de quilômetros quadrados, ao quais banham a Europa, a Ásia, e a América do Norte, sem contar que se mistura com o Oceano Pacífico, através do Estreito de Bering e, com Oceano Atlântico desde a costa da escócia até a Groenlândia.

Há algumas das regiões banhadas pelo Oceano Ártico que são de extrema importância para a pesca realizada em grandes escalas, é o caso das áreas do Mar do Norte e o Mar de Barents, mas que em determinadas épocas do ano, se tornam impossíveis de serem navegadas uma vez que congelam totalmente.

As temperaturas onde o Oceano Ártico está localizado podem chegar até -50º. C, ainda que a temperatura das águas da superfície deste oceano, permaneça quase a mesma durante o ano inteiro. No inverno, o Oceano Ártico fica coberto por uma camada esbranquiçada de gelo denominada branquisa, que pode atingir até 4 quilômetros de profundidade e 13 milhões de quilômetros. O fenômeno ocorre já que não há tantas variações de temperatura neste oceano como as que ocorrem em outros por exemplo.

Além do mais, um outro fenômeno muito comum no Oceano Ártico é a presença de Icebergs. Para quem não conhece, os icebergs são montanhas de gelo, que se desprendem das branquisas, e permanecem flutuando ao longo do oceano, durante todo o inverno.

Embora pareça algo impossível, há muita vida no Oceano Ártico. Os animais que lá vivem, como o urso-polar, a foca, os leões marinhos e as baleias, costumam se alimentar nas águas gélidas do oceano, de peixes, de custáceos e outros que estão na cadeia alimentas, e que ficam abaixo das branquisas. Lá há uma infinidade de espécies que estão totalmente adaptadas a vivem em condições inóspitas.

O Oceano Antártico, também conhecido como Oceano Austral, é composto pelo Mar de Ross, Mar Davis, Mar de Amundsen, Mar de Bellingshausen, Passagem de Drake e Mar de Weddell. Embora alguns cientistas não o considerem como sendo um oceano, mas sim, um prolongamento do Pacífico, Atlântico e Índico, seu tamanho foi calculado em mais de 20.327.000 quilômetros quadrados.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!