Página Inicial > Beleza e Saúde > Dúvidas e Dicas Sobre as Escovas Progressivas

Dúvidas e Dicas Sobre as Escovas Progressivas

As escovas progressivas são procedimentos químicos que foram criados para alisar os cabelos ondulados, reduzir o volume e também diminuir o frizz. Elas são chamadas dessa forma porque, a cada vez que se realiza esse procedimento, o cabelo apresenta melhores resultados nesses quesitos, ou seja, de forma progressiva.

Elas recebem diversas nomenclaturas distintas no mercado de cosméticos e no universo cabelereiro, o que faz com que surjam inúmeras dúvidas em relação a qual método escolher e qual tipo é o melhor indicado, para este, ou aquele tipo de cabelo. A certeza, porém, são algumas. Quando as escovas progressivas chegaram ao mercado e abarrotaram os salões de beleza, elas continham muito formol em suas composições – a substância pode até matar uma pessoa em caso de ingestão do cheiro por muito tempo. A Anvisa proibiu a venda do produto que acabou sendo reformulado. Hoje, os produtos químicos para fazer a escova progressiva não contém mais formol.

Ela realmente é prática e ajuda a manter os cabelos em ordem, evitando horas em frente ao espelho com um secador. O método chega a durar até quatro meses nos fios. Depois desse tempo, o cabelo já cresceu o suficiente para o volume da raiz começar a incomodar novamente.

Em contrapartida, o procedimento não é indicado para todos os tipos de cabelos. Somente pode ser aplicado em cabelos crespos e volumosos, mas é desaconselhável para cabelos afro, que tem fios porosos. O que costuma acontecer é que, geralmente, o cabelo crespo (bem espiral) tem um número menor de cutículas (escamas) e o produto acaba fixando menos. Quando o procedimento de selagem é feito nesse cabelo afro, os fios ficam mais grossos. Não pode ser feito em crianças.

Cabelos que estão danificados primeiramente devem passar por um tratamento de hidratação e recuperação dos fios para depois sofrer um processo químico como este. A escova progressiva, embora seja adorada por muitos por acreditarem que não traz qualquer dano, é um procedimento muito agressivo, já que mexe com a estrutura do cabelo.

Nem todas as mulheres que já possuem algum tipo de procedimento químico no cabelo, podem fazer o uso de escova progressiva. O ideal é que um profissional de confiança e renome faça uma avaliação, antes de qualquer coisa. Não use produtos que contenham formol em sua composição.

Outro detalhe: a escova progressiva não hidrata o cabelo como muitos fabricantes de produto afirmam. A finalidade não é esta.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!