Página Inicial > Animais > Domesticação de Gatos Teria Começado na Antiga China

Domesticação de Gatos Teria Começado na Antiga China

Recentemente foram encontradas evidências de domesticação dos gatos que remontam á China há mais de 5300 anos atrás conforme estudos recentemente realizados. Apesar de termos a civilização egípcia como adoradora dos felinos, parece mesmo é que os fazendeiros da china foram os primeiros a terem descoberto o valor de todos os gatos. As descobertas recentemente realizadas apontam para um antigo vilarejo de Quanhucun como um provável marco zero de domesticação de todos os felinos que se disseminaram depois disto pelo mundo inteiro.

O que pode ser constatado no estudo

Todo o estudo sugeriu que os gatos acabaram sendo atraídos para antigos vilarejos rurais por pequenos animais como por exemplo os roedores que se alimentavam de grãos que eram plantados por fazendeiros. Além disto todas as evidências acabam mostrando que as aldeias de Quanhucun eram uma grande fonte de alimento para muitos gatos há mais de 5300 anos atrás. E ainda esses felinos contavam com uma grande relação de comensalismo com os humanos, e até mesmo que não fossem domesticados, vários vestígios confirmam também que eles viviam sempre por perto dos agricultores, e esta relação oferecida benefícios para ambas as partes, já que os gatos atacavam animais que poderiam destruir plantações, como aves e pequenos roedores, enquanto que os humanos pouco a pouco alimentavam os gatos, e assim começou a sua domesticação.

No estudo realizado houve uma análise preliminar de oito ossos de dois gatos, e foi descoberto que eles comiam grãos de painço, estes que eram cultivados no vilarejo, sendo que pelo menos um dos felinos acabou morrendo em uma idade bem avançada. O outro por sua vez acabou consumindo uma quantidade tão grande de grãos que os pesquisadores puderam perceber e suspeitam que ele tenha sido bem alimentado.

As pesquisas apontam também que os fazendeiros sempre combatiam os roedores, e já que encontraram um tipo de ninho de ratos em um antigo celeiro existente de grãos, isto próximo de potes selados para evitar um aceso a roedores na plantação. Estes fazendeiros possivelmente não demoravam a perceber que os gatos acabavam caçando ratos e camundongos e por isso eram animais bem úteis para se ter por perto.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!