Página Inicial > Receitas e Mesa > Dois Pães Sem Glúten e Sem Lactose Para Fazer em Casa

Dois Pães Sem Glúten e Sem Lactose Para Fazer em Casa

Para quem apresenta intolerância ao glúten e à lactose, hoje está bem mais fácil encontrar dicas e receitas de alimentos que não são feitos à base de farinha de trigo, cevada ou aveia. Estes farináceos que são ricos em proteína glúten podem ser substituídos por outras farinhas como, por exemplo, farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce e azedo, fubá, amido e farinha de milho, tapioca, farinha de mandioca, amaranto, trigo sarraceno, araruta e farinha de quinua, as quais não possuem glúten.

Há ainda diversas receitas de pães e massas deliciosas que podem ser feitas em casa e de maneira bem mais saudável, uma vez que também não receberão acréscimo de conservantes. Selecionamos duas deliciosas receitas de pães para você fazer e saborear em casa. Quem não possui intolerância ao glúten ou lactose, mas quer perder um pouco de peso de forma saudável, pode também aproveitar e incluir estas deliciosas receitas em sua dieta.

Pão de mandioquinha salsa – a receita rende até 10 pequenas porções. Serão necessários os seguintes ingredientes: 5 mandioquinhas salsa, 3 e ½  xícaras de água fervente, 1 e ¼  xícara de polvilho doce, ½  xícara de chá de polvilho azedo, 1 colher de chá rasa de sal marinho, 3 colheres de sopa de azeite de oliva.

Modo de preparar o pão: descasque e pique as mandioquinhas. Coloque-as em uma panela média – atenção, pois quanto maior a panela, mais rápido a água secará -, junte a água fervente e cozinhe por 15 minutos com a tampa semiaberta. Deixe a mandioquinha esfriar um pouco e coloque-a em uma vasilha. Amasse-a com as mãos e acrescente o restante dos ingredientes com a mandioquinha ainda morna. Misture bem e vá adicionando a água do cozimento aos poucos, trabalhando a massa até que não grude mais nos dedos. Modele bolinhas de tamanho médio e coloque-as em uma assadeira, deixando espaço entre eles. Leve ao forno alto cerca de 230º. C , preaquecido, e asse por cerca de 40 minutos.

Pão doce com frutas secas – para uma unidade serão necessários os seguintes ingredientes: 1 e ½  xícara de creme de arroz, 1 e ½  xícara de fécula de batata, 3 ovos em temperatura ambiente, 1/3  de xícara de óleo, 1 e ½  colher de sopa de fermento biológico em pó, ½  xícara de cenoura cozida e amassada, 1 xícara de água morna (utilizar a do cozimento da cenoura), 5 colheres de sopa de açúcar, 1 pitada de sal, 1 colher de chá de CMC (espessante), 11 cereja em calda, picadas, 3 colheres de sopa de uvas passas, 3 colheres de sopa de castanha do pará triturada, 3 colheres de sopa de ameixa preta sem caroço e picada.

Modo de preparar o pão doce com frutas secas: em uma tigela coloque as farinhas, o fermento, o açúcar, a água batida com a cenoura e misture bem. Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes. Unte uma assadeira para pão coloque a massa. Deixe crescer e asse em forno a 220ºC até dourar.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!