Página Inicial > Saúde > Diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde?

Diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde?

O seguro permite a escolha de médicos e hospitais, reembolso. No plano de saúde, não. Os dois possuem a cobertura de assistência médica diferenciados, com maior ou menor abrangência, de acordo com o contrato assinado entre o titular e a seguradora. Tanto no seguro como no plano de saúde, a pessoa física, pode escolher entre contratos individuais ou familiares e contratos coletivos por adesão.

Plano de Saúde:

Os planos de assistência médica atendem   em média 49% da população brasileira mais de um em cada três brasileiros tem plano de saúde conforme a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).  Todos os beneficiários de planos de saúde no nosso pais Brasil, devem atentar-se as lista de consultas, exames e tratamentos, o chamado de Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Conforme definição da ANS e o site planos de saúde brasil, em cada tipo de plano de saúde, seja ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia ou odontológico, os planos de saúde que devem estar adequados ao Rol de procedimentos são os planos   contratados a partir de 02 de janeiro do ano de 1999, que são os chamados planos novos.

Quando contratamos um plano de saúde, devemos nos atentar quais as especialidades   que o plano cobre, seja internação, obstetrícia, cobertura de próteses ou plano referência. Cabe ressaltar que há outros planos de saúde e o usuário deve estar sempre ciente dos benefícios que o plano de saúde do mesmo dará.

Seguro Saúde:

Seguro saúde oferece cobertura aos riscos de assistência médica e hospitalar abonando o pagamento das despesas e procedimentos   efetuados em nome do segurado*, diretamente ao prestador do serviço médico/hospitalar ou reembolsando este na quantia estipulada no seguro**. Segundo o site tudo sobre seguros, existem mais de 1.500 Seguradoras*** que apresentam atendimento de assistência privada à saúde, com o serviço de milhares de médicos, dentistas e outros profissionais da área, hospitais, laboratórios e clínicas.

* SEGURADO: É a pessoa física ou jurídica que, tendo interesse segurável, contrata o seguro, em seu benefício pessoal ou de terceiros.

** SEGURO: Contrato aleatório, bilateral, sendo essencial, para a sua formação, a existência de segurado, segurador, risco, objeto do seguro, prêmio (prestação do segurado) e indenização (prestação do segurador).

*** SEGURADORA: É a instituição que tem o objetivo de indenizar prejuízos involuntários, no Brasil as seguradoras são organizadas sob a forma de sociedades anônimas as cooperativas também podem atuar, como se seguradoras fossem, mas unicamente com seguros agrícolas e de saúde.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!