Página Inicial > Mulher > Estética > Dicas Simples Para Evitar a Celulite

Dicas Simples Para Evitar a Celulite

A celulite é um dos grandes temores das mulheres. Embora não seja exclusividade delas, nos homens também está presente, a celulite é muito mais visível no sexo feminino. Trata-se de uma alteração dermatológica visível no tecido cutâneo, que em alguns casos pode até ter origem infecciosa. É caracterizada pelo aspecto ondulado da pele em algumas áreas do corpo. A celulite afeta cerca de 85% das mulheres e, surge em geral depois da puberdade. As mulheres brancas costumam ser as mais afetadas pelo problema.

Vale ressaltar que a celulite não chega a ser uma doença, é mais caraterizada como uma questão estética, que tende a acontecer nas áreas onde a gordura está sob a influência do estrógeno – o hormônio feminino. São, portanto, os quadris, as coxas e as nádegas as áreas mais afetadas. No entanto, também pode ser observada nas mamas,na parte inferior do abdômen, nos braços e na nuca – curiosamente áreas em que é observado o padrão feminino de deposição de gordura. A obesidade não é condição necessária para a sua existência; há mulheres magras com celulite.

A celulite não é um assunto altamente estudado pela ciência, mesmo que seja um assunto de grande alcance. Há várias suposições que giram em torno das prováveis causas desse problema, no entanto, nenhuma delas é totalmente comprovada. Mas, sabe-se que a celulite também está ligada às questões hereditárias, como sexo, etnia, biotipo corporal e distribuição de gordura.  Alguns fatores externos ajudam no agravamento da celulite, como ganho de peso, gravidez, sedentarismo, alimentação inadequada, estresse, uso de certos medicamentos e tabagismo.

O tratamento da celulite deve ser orientado por um médico. Mesmo havendo uma diversidade de ofertas de tratamentos estéticos, nenhum deles é 100% garantido. O que é possível é tomar alguns cuidados para minimizar os efeitos da celulite ao longo do tempo.

A prática de atividades físicas com regularidade ajuda a tonificar a musculatura e a pele. Portanto, uma das precauções que se deve ter para combater a celulite, é manter uma vida mais saudável. Mas não é somente isso. A prática de atividades físicas deve estar associada a uma alimentação equilibrada – ingerir muita água também é altamente recomendável para ajudar a desintoxicar o organismo.

Drenagens linfáticas e outros tipos de massagens também ajudam a melhorar o aspecto da pele que está afetada, mas é sempre importante ressaltar que não há nenhum tratamento que elimine totalmente a celulite.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!