Página Inicial > Artesanato > Dicas Para Trabalhar Com Biscuit ou Massa Fria

Dicas Para Trabalhar Com Biscuit ou Massa Fria

O biscuit ou porcelana fria é uma massa muito utilizada no artesanato. Com ela, é possível modelar diferentes objetos pequenos. A massa pode ser confeccionada em casa, e ela precisa ir ao fogo, para tanto. O biscuit também é largamente usado porque é de fácil modelagem manual, além disso, aceita tingimento e pintura com diversos tipos de tintas e corantes.

Vale ainda lembrar que há um tipo de massa de biscuit que pode ser comestível, esta é ideal para a confecção de miniaturas para decoração de doces e bolos de festas.

Biscuit, também vale lembrar, é o nome dado à técnica de modelagem, muito apreciada por artesãos do mundo inteiro. Para trabalhar com biscuit, no entanto, é preciso ter alguns cuidados, pois a massa é bastante sensível e pode ressecar, o que a torna inutilizável.

São tantas as opções de peças que podem ser confeccionadas com a porcelana fria, que tornam este tipo de material altamente viável para o artesanato, e todas as peças possuem destinação variável.

Depois de fazer a massa, guarde-a em um saco plástico limpo, livre de poeiras e gorduras.Deixe a massa descansar por um dia.Retire a massa do saco plástico, seque-a e guarde em um novo saco plástico. Depois é só tingir com a cor desejada e modelar a vontade.Também pode ser modelada com a massa natural e ser pintada depois de seca com tinta látex, acrílica e também tinta a óleo. Estas mesmas tintas podem ser usadas para tingir a massa.

 Outra opção para armazenar a massa é utilizando potes de plástico. O procedimento é praticamente o mesmo acima, só trocando o saco plástico pelos potes.

Mesmo que a sua massa de biscuit não tenha sido feita em casa – háa possibilidade de fazer a compra, já que há muitas massas prontas no mercado, disponível para o artesanato. Os cuidados com ela deverão ser sempre os mesmo. Contudo, vale lembrar que o custo para fazer este tipo de artesanato – biscuit – com massa já industrializada costuma ser bastante elevado.

Quando feita em casa, a massa, inicialmente, nem precisa ganhar o corante. Essa talvez seja uma das dicas mais valiosas. Faça a massa e, se possível, deixe-a armazenada para ir sendo usada aos poucos, de acordo que segue com os trabalhos. Assim, o custo será menor e haverá a possibilidade de revender as peças por um valor mais interessante ao cliente.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!