Página Inicial > Casamento > Dicas Para Substituir a Tradicional Festa de Arroz no Casamento

Dicas Para Substituir a Tradicional Festa de Arroz no Casamento

O lançamento de arroz, ao final da cerimônia, na saída de onde se celebra o ritual, possui origens asiáticas. Ao que tudo indica, a tradição teria se iniciado na China antiga, há mais de 4 mil anos. Segundo relatos de historiadores, a filha de um mandarim teria encomendado uma chuva de arroz para ser jogada ao final da cerimônia. O objetivo era mostrar aos convidados todo o poder e riqueza da família.

Desde então, a tradição permanece viva em casamentos de quase todos os países. Em todos os locais onde o arroz é jogado nos noivos, ao final da cerimônia, o objetivo é que o novo casal também tenha riqueza em todos os sentidos. A prática também simboliza a fertilidade do casal.

No entanto, a tradição de jogar arroz sobre os noivos tem sido substituída em alguns locais, por algumas pessoas. Não que isto signifique deixar de lado as tradições, pelo contrário, trata-se de um modo de reinventar a ideia que expressa sentimentos dos mais elevados.

Alguns casais têm optado por borboletas, acredite. No Estado da Bahia, Brasil, há um borboletário – Borboletário Encantado – especializado na cultura de borboletas para esta finalidade específica. A encomenda pode ser feita com cerca de um mês de antecedência e uma dúzia de borboletas custa, em média, de R$ 80,00. No entanto, cerimonialistas que trabalham com esta prática, pedem que os casais antes de efetuar a compra, verifiquem se o borboletário possui registro no IBAMA.

Outra opção é substituir os arrozes por rosas. Esta, na verdade, já é uma prática muito conhecida nos Estados Unidos. O ideal nesse caso é investir em rosas cujas cores contrastem com as cores das indumentárias dos noivos. O custo não é alto, e tem pegado bem nos casamentos mais despojados aqui no Brasil, em particular entre os de famílias menos tradicionais.

Bolinhas de sabão. Estas ficam lindas nas fotos e fazem a felicidade das crianças que participam da cerimônia.

Confetes. Há quem já esteja usando confetes para celebrar a saída dos noivos da igreja, ou outro local onde aconteça a cerimônia do casamento. Há várias cores e formatos de confetes. A dica dos fotógrafos é a opção de confetes metálicos, pois agregam um efeito muito interessante nas fotos, em particular nas em preto e branco.

Balões também têm sido muito frequentes nos finais das cerimônias. Os em formato de coração são os campeões na opinião dos noivos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!