Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Decoração de Banheiro > Dicas Para Manter em Ordem Banheiros e Lavabos Sem Janelas

Dicas Para Manter em Ordem Banheiros e Lavabos Sem Janelas

Quem possui banheiros ou lavabos sem janelas sempre enfrenta grandes problemas e vive tentando redecorar os espaços para ver se consegue boas soluções. Em alguns casos, isto até que funciona, uma vez que dependendo da estrutura em que estão instalados, é possível, por exemplo, quebrar um pedaço da parede e abrir uma pequena janela.

O grande problema é que nem sempre isto é possível. Ou porque a parede faz divisa com a parede do vizinho, ou porque pode afetar a estrutura, e por aí vai. Então, o melhor a fazer é buscar outras soluções para tentar minimizar problemas como o mofo, que costuma acumular nessas áreas. Algumas soluções de decoração podem ajudar você  na hora de decidir o que é o melhor a ser feito.

Caso a moradia fique no último andar de um prédio, pouco ou quase nada será possível de ser feito. Em geral, não se pode abrir “buracos” nas paredes. Mas é possível instalar um domo com ventilação permanente junto ao teto, dando para o telhado. No caso bem específico de apartamentos, é possível ainda instalar exaustores próprios para banheiros junto à paredes que deem para os dutos de luz e ar dos edifícios.  No entanto, a opção mais simples mesmo é instalar um pequeno ventilador junto ao teto, em direção ao exterior do banheiro ou lavado.

Outra medida também é fazer a instalação de diversas lâmpadas no teto dos banheiros e / ou lavabos, de maneira que todos os cantos fiquem iluminados. Evite a luz indireta, em particular se não há fonte de luz natural no espaço. Também procure durante a instalação, alternar lâmpadas de luz fria e quente nos bocais disponíveis. Além disso, use arandelas nas paredes junto ao espelho, para que a iluminação fique bem visível, isto ajuda a evitar acúmulo de mofo.

Também não se esqueça de fazer a escolha pela cor certa para estes tipos de ambientes. Em um local onde não há luz natural, não se deve pintar paredes com cores escuras. O mesmo critério deve prevalecer para o mobiliário, pias, cubas e outros elementos decorativos.

Se for possível, o ideal é que mais de um espelho seja também instalado no local. Vale sempre lembrar que espelhos ajudam na sensação de amplitude do ambiente, e áreas que não apresentam janelas, acabam transmitindo a sensação de espaço reduzido. Se o lavabo, por exemplo, for bem pequeno, também opte pela instalação de uma porta de correr, para otimizar melhor o espaço.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!