Página Inicial > Decoração de Casa e Apartamento > Jardim > Dicas para Cultivar Tulipas

Dicas para Cultivar Tulipas

Conheça Um Pouco Mais Sobre As Belíssimas E Delicadas Tulipas

As tulipas são flores belíssimas e muito populares no mundo inteiro. Elas pertencem à família das angiospermas e liláceas, que são, em geral, as plantas com flores em suas pontas. Há uma diversidade de tulipas cultivadas e modo híbrido, o que garante uma variação em suas cores.

 

centro de mesa tulipas

 

Delicadas, as tulipas têm origem turca, e não são provenientes dos Países Baixos, como muitos afirmam. Inclusive o nome da flor é de origem turco-otomana “tülbend”, cujo significado que dizer “turbante”, já que a flor apresenta um formato de turbante invertido. Alguns biólogos e pesquisadores também defendem a teoria de que a tulipa teria origem chinesa e, teria sido levada para a região montanhosa do Caúcaso e em seguida para a Pérsia, onde hoje é o atual Irã.

 

decoracao com tulipas casa

 

Contudo a flor que é verdadeira paixão e culto entre os holandeses, gera renda em diversas localidades do mundo, inclusive no Brasil. O curioso é que este tipo de flor não “gosta” do nosso clima, seu cultivo se dá de preferência em regiões mais frias.

 

mesa com tulipas

 

Em  Holambra, a cidade das flores, localizada no Estado de São Paulo, o cultivo da tulipa deu certo graças aos esforços do produtor Klass Schoenmaker, que criou toda uma ambientação para que a flor pudesse florescer em solo brasileiro.

 

tulipas guirlandas

 

As tulipas produzem folhas alongadas, ovais, ou em forma de lança. Também apresentam hastes eretas, dos quais nascem dos famosos bulbos, típicos de diversas espécies de plantas. Na ponta da haste de cada tulipa, nasce uma única flor de seis pétalas, cujas cores podem variar de acordo com a variedade que foi cultivada. Como há vários hibridismos, elas podem ter cores matizadas, pontas com picotes, e tons dos mais belos possíveis.

 

tulipas lindas

 

Para ter um vaso de tulipas em casa são necessários alguns cuidados, pois a tulipa é muito sensível ao calor forte e a luminosidade muito intensa. Quando for comprar vasos com este tipo de flor, dê preferência àqueles com flores cujos botões ainda não floresceram.

Desse modo, elas poderão durar muito mais tempo. Mantenha-as longe do sol forte e do vento, e se possível coloque uma ou duas pedras de gelo sobre a mistura de terra para diminuir o calor.

Compartilhe: