Página Inicial > Dicas de Compras > Dicas para Comprar um Bom Jogo de Panelas Durável

Dicas para Comprar um Bom Jogo de Panelas Durável

Como escolher um bom jogo de panelas para o dia a dia e que também possa ser usado como elemento de decoração da cozinha

Panelas, panelas e muitas panelas. Sem elas é impossível preparar os pratos e alimentos que serão consumidos por nós no dia a dia. As panelas já foram de barro, de cerâmica, ou exclusivamente de ferro. De vários modelos, tamanhos e materiais, hoje as panelas são inclusive objetos decorativos que deixam as cozinhas das casas mais bonitas e muito mais funcionais do que eram antigamente.

Mas como se escolhe uma boa panela ou jogo de panela para serem usados no dia a dia? Ter opção variada pode confundir a cabeça de qualquer pessoa, entretanto alguns parâmetros devem ser considerados no momento da compra de uma ou de um jogo completo de panelas. Elas devem, primeiramente, ser de qualidade e de um bom fabricante que garanta a procedência do produto.

As panelas se dividem em cinco categorias: as panelas de inox, as com algum fundo antiaderente, as de alumínio e as fundidas em ferro, as quais normalmente são revestidas de algum outro material. O que diferencia uma e outra é que o material empregado para fabricar a panela pode interferir no resultado do alimento que é preparado em cada uma delas. Em geral, as panelas de inox e ferro fundido são as mais resistentes além de oferecer uma qualidade maior durante a cocção dos alimentos.

Renomados chefs de cozinha gostam muito de utilizar em seus restaurantes panelas de inox ou ferro fundido para preparar pratos que demandem de um cozimento mais lento e distribuem melhor o calor. Já para recheios, normalmente eles optam pelas panelas de alumínio, já que estas aquecem muito rápido e não precisam ficar horas sobre o bocal dos fogões.

Agora, para quem gosta de saborear pratos que tenham o sabor daquela cozinha mais tradicional e familiar lá da fazenda, a opção certeira é pelas panelas de barro, que são ótimas para preparar carnes, moquecas e peixes. Entretanto, o cuidado com este tipo de panela deve ser redobrado, pois elas são muito mais sensíveis do que uma panela de alumínio.

Há também disponível no mercado panelas em aço inox que são revestidas por fora e que levam um colorido todo especial. Estas devem sempre ficar a mostra sobre o fogão ou bancada para deixar a cozinha mais bonita e elegante.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!