Página Inicial > Carnaval > Dicas para o Carnaval em Fortaleza, CE

Dicas para o Carnaval em Fortaleza, CE

Carnaval no nordeste – o que fazer no carnaval de rua de Fortaleza?

Fortaleza é uma das cidades litorâneas mais deslumbrantes do nordeste brasileiro. Com um recorte geográfico que já aponta para o norte do Atlântico e cujas temperaturas anuais ficam numa média de 26º. Graus, a cidade tem sido uma das mais procuradas por turistas do mundo inteiro, não somente no período de verão, mas também na época em que se comemora a maior e mais popular festa do planeta: o carnaval.

Muitos acreditam que o carnaval do Rio de Janeiro seja o mais esplendido de todos, porém estes que assim desse modo pensam, enganam-se. Os carnavais de rua têm sido cada vez mais procurados e ganhado uma importância que ultrapassa o da festividade. O carnaval de certas cidades do nordeste tem gerado uma entrada de dinheiro de grande importância para a economia do país.

O carnaval de fortaleza conta hoje com mais de 50 atrações, todas muito planejadas para receber os milhares de turistas que lotam os hotéis e abarrotam as praias da cidade. O festejo mais procurado é o que ocorre na avenida Domingos Olímpio, centro da cidade, onde estão concentradas as agremiações carnavalescas que comandam o desfile que tem início no domingo de carnaval com os maracatus, a partir de 16h30. Na sequência, desfilam blocos e cordões, escolas de samba e afoxés. Tudo acompanhado pelos foliões que se aglomeram atrás dos blocos.

Outro ponto de encontro do foliões é o  bairro. Lá, o bloco Luxo da Aldeia é quem comanda a festa na rua Padre Francisco Pinto, em frente ao bar do Chaguinha, defendendo um repertório carnavalesco formado exclusivamente por composições de cearenses. O que agrada em especial os turistas estrangeiros.

Além desses, o folião de rua deverá buscar pelos seguintes pólos de concentração:

Polo Dona Mocinha: Confluência das ruas Pe. Climério e João Cordeiro e Praia de Iracema; tradicional reduto do samba, recebe foliões e amantes do samba, do choro e dos blocos carnavalescos; Polo Benfica: Bloco Luxo D’Aldeia que sai da Rua Padre Francisco Pinto, em frente ao bar do Chaguinha (Benfica). O Bloco Luxo D’Aldeia permanece na cidade para comandar a festa, defendendo um repertório carnavalesco formado exclusivamente por compositores cearenses; Polo Aterro da Praia de Iracema: Av. Almirante Barroso esq. com Av. Rui Barbosa.

E boa folia!

Compartilhe:

Deixe seu comentário!