Página Inicial > Tecnologia > Hospedagem de Sites > Dicas Nerd: Apache e IIS. Qual o Melhor?

Dicas Nerd: Apache e IIS. Qual o Melhor?

Conheça um pouco mais sobre os dois servidores mais populares do mundo.

Para se utilizar os serviços de hospedagem de um site específico, é muito importante que exista uma servidor de internet. Por isso a seguir daremos algumas das alternativas de três servidores que são os mais utilizados pela internet no mundo inteiro.

O servidor Apache

Este é o servidor web considerado como o mais utilizado no mundo, conta com hospedagem de internet em mais de 360 milhões de sites específicos. Já o Apache deverá suportar ainda uma grande variedade de recursos, e muitos deles deverão ser implementados como diversos módulos para que possam estender toda a sua funcionalidade, entre eles é possível se contar com o moderno mod_access, o que é um serviço responsável pela delimitação de acesso a diretórios de arquivos, com uma autenticação onde é necessário se utilizar e ainda o mod_rewrite, que irá permitir que exista uma reescrição de Urls, o que é um recurso introduzido através do apache. Algumas das linguagens de programação que são suportadas são o Perl, PyThon, Tcl e PHP.

O Apache é considerado como um servidor tão popular que a maior parte dos sistemas de open source o requerem para funcionar, com isto temos uma tamanha facilidade de utilização e ainda uma série de recursos considerados integrados.

IIS (Internet Information Server)

Este é o servidor web da Microsoft. Que apesar de contar com apenas 16% de faixa de mercado, hospedando assim pouco mais de 110 milhões de sites no mundo inteiro o IIS suporta vários protocolos como o HTTP, HTTPS, FTP, FTPS, SMTP e NNTP. Ele ainda é uma parte integrante do Windows Server apesar de não estar habilitado por um padrão e também uma instalação padrão do Windows. Entre suas diversas funcionalidades e características podemos contar com a integração de tecnologias criadas pela Microsoft como o Framework.NET, se utilizando de páginas como a ASP.NET, contando com suportes através do VB.NET, C# e ainda várias outras linguagens diferenciadas.

Estes servidores são considerados como os melhores e os mais utilizados no mundo, automaticamente os servidores de maior credibilidade onde os usuários poderão contar com uma plataforma funcional e de qualidade.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!