Página Inicial > Artesanato > Dicas Essenciais Para Quem Quer Trabalhar Com Feltro

Dicas Essenciais Para Quem Quer Trabalhar Com Feltro

Para quem gosta de trabalhar com artesanato, uma boa pedida é desenvolver técnicas usando como matéria prima o feltro. O feltro é um material muito antigo – de acordo com alguns especialistas em artesanato, trata-se de um material que tem origem ainda no Egito antigo. O feltro teria sido criado para fazer tapetes e roupas para as personalidades reais da época dos faraós.

O feltro é um tipo de tecido que apresenta características muito interessantes: é fácil de cortar e costurar, é impermeável, ou seja, não molha facilmente; aquece, quando usado para cobertores e afins; além de ser muito versátil. Pode-se fazer a partir do feltro, peças que muitas vezes seriam inimagináveis.

Por todas essas características positivas, também é certo que é preciso ter alguns cuidados essenciais para quem quer trabalhar com feltro. Uma das tarefas mais difíceis, ou que requerem mais cuidados é quanto ao corte do feltro. Quem nunca tentou cortar um simples círculo no feltro e terminou com uma bolinha trêmula e completamente torta? Isso é muito comum para quem trabalha com feltro.

Para evitar esse erro novamente, o grande truque desta etapa é produzir moldes com os formatos de corte que serão necessários e fazer o uso de um papel termocolante – aqueles que se transformam em adesivo, quando em contato com o calor. Cole este papel no feltro com um ferro quente e recorte-o usando o molde como guia. Após terminar de cortar, retire o papel termocolante e assim os cortes serão perfeitos no feltro.

Outro cuidado que se deve ter com o feltro é quanto ao tipo de costura que será feito nele. Em geral, a maioria dos artesãos gosta de fazer a costura à mão. Até porque nem todos dominam a arte da costura. Mesmo parecendo algo fácil de ser realizada, a costura à mão em feltro requer um cuidado redobrado. Use uma agulha mediana, pois uma muito fina pode quebrar ao tentar atravessar as camadas do feltro e uma muito grossa pode produzir buracos no tecido. Também tenha uma boa consistência de produção de pontos e calcular bem os espaçamentos. Pontos bem feitos geram um resultado atrativo, caso contrário o seu produto não terá um acabamento bonito e não chamará atenção.

Por fim, tenha cuidado com a manutenção do feltro. As sobras devem ser bem armazenadas, assim como os rolos de tecido que são comprados para grandes produções artesanais. Caso derrame algum líquido – em pouca quantidade – no feltro ou perceber que ele está com um acúmulo de bolinhas, limpe-o com um lenço umedecido.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!