Página Inicial > Artesanato > Dicas e Ideias Para Trabalhar Com MDF

Dicas e Ideias Para Trabalhar Com MDF

Quem gosta de artesanato certamente já produziu algum tipo de peça feita em MDF. O MDF não é uma madeira, como muitos convencionaram em dizer. Trata-se de um aglomerado de pós de madeiras diferentes que, misturados a um tipo decola e prensados, tornam-se uma placa que lembra madeira.

Tanto não é madeira que o MDF possui uma grande quantidade de acabamentos distintos. O MDF pode ser usado em diferentes tipos de trabalhos – móveis, pisos, acabamentos. O mais conhecido pelos artesãos são as peças em acabamento cru que podem ser trabalhados, artesanalmente.

No artesanato brasileiro, mais especificamente, o MDF é muito difundido, e possui um mercado bastante consolidado. Dentre as peças de MDF, as caixas são as queridinhas tanto dos artesãos, quanto dos clientes que buscam por esse tipo de material trabalhado. Isto porque as caixas são bastante funcionais e são excelentes para guardar diversos tipos de miudezas com bijuterias e também artigos de banho e de cozinha. Além disso, as caixinhas decoradas são uma ótima opção para compor lembrancinhas de eventos como casamentos, aniversários e qualquer outro tipo de comemoração. As finalidades para essas lindas caixas decoradas são inúmeras.

Para os artesãos que vão dar início a projetos que contemplem o material MDF e ainda não possuem muita prática em trabalhar com este tipo de matéria – prima, algumas dicas são fundamentais para trabalhar bem o MDF e ter resultados muito expressivos nas peças. A primeira dica é que o MDF precisa sim ser lixado, embora tenha aspecto lisinho. Sempre lixe a peça antes de pintar.

Em seguida, passe uma demão de tinta branca ou primer antes de pintar. Não importa se a tinta é acrílica ou PVA, mas as peças de MDF quando recebem um fundo, ganham um acabamento muito mais fino, já que esta placa “suga’ tinta. Sem passar a camada de fundo, serão necessárias várias camadas de tinta para ter o efeito desejado. E, assim, fica grosseiro o acabamento.

Uma das ferramentas para trabalhar com MDF é a espátula. Ela estica tintas, massas e auxilia na colagem ou decoupagem de papéis. Se não tiver espátula, use um cartão de crédito velho.

Não misture pincéis usados para cola e tinta nos trabalhos com MDF. Os pincéis podem danificar a pintura, quanto mais macios eles forem, melhor o resultado.  As tintas escuras são as que exigem mais demãos em trabalhos com MDF.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!