Página Inicial > Viagens > Ásia > Dicas de Viagem para Turquia: Istambul

Dicas de Viagem para Turquia: Istambul

Istambul é a principal cidade da Turquia. É a única cidade do mundo dividida entre dois continentes: a Ásia e a Europa.

Cenário belíssimo, Istambul é, com certeza, um dos lugares mais vibrantes, intensos e lindos que se possa imaginar.

Constantinopla no passado, hoje Istambul leva uma rica história de mais de dois mil anos. Seus costumes e crenças tanto do oriente como do ocidente convivem harmoniosamente, assim como a modernidade, os eventos culturais e a vida noturna.

99% da população é muçulmana. A Turquia é um Estado laico e nenhuma pessoa é obrigada a rezar no meio da rua, assim como as mulheres não necessitam de andar com burcas.

Para as compras, o local certo é o Grande Bazar, que conta com tapetes, especiarias e narguilés. Outra opção é Nisantasi, uma rua com diversos cafés interessantes com mesas na calçada e lojas de grifes como Louis Vuitton e Tiffany’s.

Embora conte com uma mesquita a cada esquina, além de maravilhosos palácios do império otomano às margens do Estreito de Bósforo, Istambul é uma cidade cosmopolita.

A regra pra quem visita Istambul é conhecer as ruas do bairro antigo, Sultanahmet. E é lá que as paisagens mais bonitas são encontradas: a Mesquita Azul, a Santa Sofia. Esta última é um dos pontos mais curiosos da cidade: nasceu como uma igreja no século VI, depois passou a mesquita do império otomano e atualmente é um museu.

Outro local a ser conhecido é o Palácio Topkapi que foi a primeira residência dos sultões do Império Otomano em Istambul. O museu mostra como viviam os governantes, que conviviam com muito luxo. Construído entre 1475 e 1478 para o sultão, suas quatro esposas oficiais e filhos. É possível observar o Harém onde viveram juntas 1.200 amantes de um sultão. Há lindas salas de banho turco e o Tesouro, espaço com relíquias do império, tão precioso que é proibido fotografar.

Mais um lugar para visitar é o Taksim, bairro mais popular. Repleto de hotéis, a rua Istikal é a principal, contando com bondinho antigo e diversas lojas de presentes e souvenirs. À noite, há baladas, bares e restaurantes.

A Mesquita Azul é outro espaço que o turista não pode deixar de ir. A maior mesquita da cidade com milhares de azulejos azuis e desenhos que determinam o espaço da reza. Os mosaicos de seu teto são delicadamente trabalhados.

Outra pedida é o Grande Bazar com mais de 4 mil lojas empilhadas umas nas outras, com vendedores que não falam inglês, mas que fazem de tudo para vender. O lugar é lindo e traz os famosos tapetes turcos, joias, narguilés, especiarias, comidas, utensílios para banho turco, tecidos típicos, etc.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!