Página Inicial > Viagens > Brasil > Vai Passar Uns Dias em Brasília? Confira Aqui Umas Dicas Para a Desfrutá-la

Vai Passar Uns Dias em Brasília? Confira Aqui Umas Dicas Para a Desfrutá-la

Brasília é a capital federativa da República do Brasil e sede federal do governo. Localizada na região centro-oeste do país, conta com uma população de mais de 2,5 milhões de pessoas. Idealizada ainda na gestão de D. Pedro II, Brasília foi uma cidade totalmente planeja. Desenvolvida pelo famoso arquiteto Oscar Niemayer, foi fundada em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Além de ser um centro político, é também um importante centro econômico do país.

Brasília é um dos roteiros turísticos mais procurados por estrangeiros que vêm ao Brasil.

Trata-se da terceira cidade mais rica, além de ser uma das regiões com maior renda per capta. A base da economia está pautada na construção civil, no varejo e no setor terciário. Brasília é uma das muitas cidades tombadas como Patrimônio Cultural e Arquitetônico da Humanidade, por conta dos diversos projetos desenvolvidos e criados por Niemayer, entre eles o Edifício Sede do Congresso Nacional, Palácio  da Alvorada, Memorial dos Povos Indígenas, Catedral Metropolitana de Brasília de Nossa Senhora Aparecida, Biblioteca Nacional de Brasília, Esplanada dos Ministérios, Museu Nacional Honestino Guimarães, Palácio do Itamaraty, e outras construções arquitetônicas que não podem deixar de ser apreciadas.

É uma cidade de clima quente, tropical com estação seca. Os verões são chuvosos, os invernos frios e também secos. A temperatura anual fica entre 20º. Graus.  Isto se deve porque a cidade está localizada numa zona de convergência climática. A umidade relativa do ar, em períodos fora da secura fica em 70%.

Como a cidade foi totalmente planejada, as ruas de Brasília obedecem a um plano piloto que fora implementado ainda na época de sua construção. Isto de acordo com os projetos iniciais de Lúcio Costa, arquiteto escolhido por meio de um concurso nacional. Todos os demais prédios e edificações que seriam construídas na cidade foram projetados por Oscar Niemayer. Quando a capital federal foi transferida para a recém- inaugurada Brasília, o Palácio do Catete, que até então era a residência oficial da presidência, foi fechada. Hoje, é ponto de atração turística na cidade do Rio de Janeiro.

Para quem vai à Brasília, há muito pontos de interesses. Não deixe de visitar o Teatro Nacional, a Catedral Metropolitana, o Palácio do Itamaraty, o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, bem como os monumentos agregados a ele, o Panteão da Pátria, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, Memorial e Ponte JK, o Parque da Cidade e os Museus da Caixa e dos Valores do Banco Central. Há também diversos ótimos restaurantes onde se pode aproveitar uma gastronomia bem requintada.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!