Página Inicial > Pets > Aquários e Peixes > Dicas de Peixes de Aquário: Peixe Dourado

Dicas de Peixes de Aquário: Peixe Dourado

A maioria das pessoas pensa que os peixinhos dourados são as melhores opções de animais de estimação pra quem não quer ter muitos gastos em cuidados e longo prazo de convivência. Saiba que assim como o tempo de vida do peixe dourado, o nível de afeto entre bichinho e dono só depende da dedicação, cuidado e maneira adequada de tratamento que o animal recebe. Os dourados podem viver bastante. Se ele tiver o cuidado necessário, o peixinho vai até 10 anos ou mais (há relatos de um que chegou aos 43 anos). E para cuidar dele, proporcionando uma vida longa e feliz é necessário alguns cuidados especiais.

Quanto ao seu reservatório, evite recipientes pequenos. Mesmo que haja apenas um peixinho, um tanque de tamanho razoável é vital para trazer qualidade de vida. Algumas pessoas compram um recipiente pequeno, achando a opção esteticamente bonita, porém o espaço é muito ruim pro peixe. Ele poderá se desenvolver, além de exigir oxigênio entrando na água pela superfície. Portanto, uma área de superfície adequada é essencial para a qualidade de vida e a saúde do peixinho. Um pequeno espaço que traz um design que se afina próximo ao topo não irá proporcionar a mesma oxigenação que um tanque de grande superfície. Além de tudo, na primeira opção será necessário trocar a água todos os dias pra manter um ambiente hospitaleiro.

Os dourados são pequenos, porém crescem e ficam bastante grandes, alcançando até os 30 cm de comprimento, se bem cuidados. Os donos de peixe desavisados acabam comprando um pequeno tanque à toa, pois depois são obrigados a investir mais dinheiro em tanques maiores pra substituir os anteriores. É muito mais interessante e barato comprar um tanque grande de primeira. Pode ser um tanque entre 75 e 115 com pelo menos 35 litros para cada peixinho adicional. Eles ficam grandes e precisam de espaço para nadar.

Os dourados também são conhecidos por pular de tanques descobertos. Uma capa é uma alternativa fácil de evitar o problema. Para a iluminação, 10 horas por dia é o suficiente. E as lâmpadas fluorescentes são as melhores alternativas e irão ajudar na economia de eletricidade e de quebra trarão menos calor.

Outra dica é optar pelo cascalho para o piso do seu tanque. Ele não afetará o pH da água, proporcionando excelente superfície. Quanto à água, vale perguntar pra um especialista de sua confiança como você deverá proceder. De qualquer forma, saiba que há a possibilidade de usar a água da torneira com alguns cuidados.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!