Página Inicial > Dicas de Compras > Utensílios para Casa > Dicas de Organização de Utensílios na Cozinha

Dicas de Organização de Utensílios na Cozinha

Não dá para imaginar uma cozinha que não tenha utensílios e objetos domésticos. Eles são simplesmente fundamentais na vida útil de uma cozinha, bem como de sua funcionalidade. Acontece que, mesmo sendo úteis, para que eles não causem aborrecimentos, é de suma importância mantê-los em organização plena. Além disso, também é primordial que não haja excessos de utensílios. Por isso, vale aprender como organizar, selecionar os seus utensílios, para ter uma cozinha bonita e funcional.

A ida é válida para todos os tipos de utensílios. Louças, pratos, facas, panelas, panos de prato, talheres, xícaras, potes de vidro, potes de plástico. O critério para saber se a sua cozinha é de fato funcional é avaliar se tudo o que você tem em sua cozinha, cabe organizadamente em seus armários. Se isto não estiver acontecendo, é chagada a hora de rever toda a organização de sua cozinha.

As panelas são sem dúvida os utensílios que mais são usados em uma cozinha. Por isso, elas precisam ser organizadas de acordo com a frequência de seu uso. Aquelas que são usadas no dia a dia, como panela de pressão, panelas de cozimento, frigideiras, canecas e chaleiras, devem ficar dispostas em locais estratégicos nos armários. Caso tenha prateleiras em sua cozinha, deixe-as à mão mais facilmente. Se as sua panelas estiverem já bem usadas, aproveite a oportunidade para adquirir um jogo novo – os modelos em inox não saem da moda. Mas se preferir aposte em um jogo com acabamento colorido. Nos dois casos, é possível usar as panelas como elementos decorativos.

Quanto à organização de jogos de potes de vidro, o conselho é seguir por tamanho e cor, com as respectivas tampas empilhadas ao lado. Não convém guardar os potes fechados para evitar cheiro. Deixe-os à mostra também, fica mais funcional e ainda garante a decoração  da cozinha.

Já os eletrodomésticos devem ser agrupados sempre junto com os seus acessórios. Por exemplo, a batedeira. Coloque seus utensílios em um saco de TNT e prenda junto à batedeira, para que na hora de fazer uma receita você não perca tempo em procurá-los. Podem ser guardados em gavetões ou prateleiras, dependendo do espaço existente.

Para os panos de prato a organização também deve ser mantida. Panos de prato, panos de pia e pegadores de panela devem ter o seu espaço. Se você não tem uma gaveta disponível, pode usar um cesto de vime e ou até uma caixa que pode ser forrada com um tecido, de acordo com o seu gosto pessoal.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!